08 Feb 2023

O Senhor quer purificar o seu coração de todas as maldades

“Ele disse: ‘O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem’” (Marcos 7,20-23).

A Liturgia de hoje continua a nos falar sobre o tema da impureza. E, hoje, Jesus nos ensina que o que torna impuro não é o que vem de fora, mas sim o que sai de dentro do coração do homem.

E para elucidar, Jesus explica que os alimentos que — naquele tempo, eram considerados impuros —, não têm o poder de tornar o homem impuro, ao passo que as maldades que brotam do coração do homem, essas sim são aquilo que tornam o homem impuro, essas atitudes têm sim o poder de tornarem as pessoas impuras.

E Jesus cita algumas dessas atitudes que tornam um homem impuro. Ele vai falar das imoralidades, do roubo, do assassino, do adultério, das ambições, das maldades, das fraudes, devassidão, inveja, calúnia, falta de juízo. Tudo isso que começa no coração do homem e vai para o externo é o que torna um homem impuro. Mais uma vez, Jesus nos ensina que nós devemos cuidar do nosso interior.

É tempo de sair um pouco da exterioridade e cuidar daquilo que está no nosso coração

O pecado deixou dentro de todos nós essa tendência para o mal, para o pecado, para as impurezas. E quando não cuidamos da nossa interioridade, ou seja, da nossa vida interior, são essas maldades e impurezas que tomarão conta da nossa vida. Ou seja, se nós não cuidamos do nosso interior, se não buscamos cuidar do nosso interior, as maldades tomam conta, as impurezas tomam conta da nossa vida. Por isso, meus irmãos, é tempo de cuidar do nosso interior.

É tempo de sair um pouco da exterioridade e cuidar daquilo que está no nosso interior, no nosso coração. Buscar o Senhor, buscar momentos de interioridade, para que a presença do Senhor que, constantemente, se faz alimento para nós na Eucaristia, na Sua Palavra, possa ir purificando o nosso coração de todas as maldades. Por isso, busque a presença do Senhor, permita que Ele purifique o seu interior.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.