31 Jan 2020

O Reino de Deus está no meio de nós

“O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra, mas quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças” (Mc 4,31-32)

O Reino de Deus parece, num primeiro momento, uma coisa insignificante, sem importância, sem valor, que nós não vemos, não sabemos da fecundidade, da força, da graça que está escondida por trás do Reino.

Aliás, nós olhamos para ele como uma coisa comum. O mundo está sendo vida entre nós, e não sabemos da força potente, do átomo que é Palavra Divina Sagrada, que é o Reino de Deus.

Quando essa semente da Palavra (grão de mostarda) é acolhida, ela se torna uma verdadeira dinamite, que entra na alma humana e a arrasa, quebra corações, derruba orgulhos, joga no chão a soberba humana, constrói um novo homem, uma nova mulher.

A Palavra de Deus, quando entra na vida de uma pessoa de verdade, torna-se uma temeridade, porque rouba a pessoa daquilo que ela vive e a leva para a presença de Deus.

Se deixássemos nos levar pela inquietação poderosa transformadora que o Reino de Deus tem em nós, acolheríamos com mais intensidade o que o Reino de Deus é.

A lógica, no entanto, está invertida, até mesmo a lógica de acolher o Reino, pois nós o queremos como uma coisa grandiosa, importante.

Alguns acham até o Reino de Deus é ir a Jerusalém, a Roma. Não! Você até vai a esses lugares um dia, com a graça de Deus! Eu tive a graça de ir, mas eu não conheci o Reino de Deus quando estive em Jerusalém, quando estive em Roma, nos lugares santos.

O Reino de Deus está no meio de nós, nas coisas menores, insignificantes

O Reino de Deus está no meio de nós, nas coisas menores e insignificantes. O Reino de Deus chega a nós por meio das pessoas que nós desprezamos, do pobre que está a nossa porta, do pregador a quem nós, muitas vezes, não damos atenção. O Reino de Deus está no meio de nós com a mãe que nós não damos valor. O Reino de Deus acontece nas coisas mais simples que podemos imaginar.

Não fique esperando que a graça de Deus aconteça em você por meio de grandezas, pois essas são todas ilusões. O Reino de Deus é pequeno, até desprezível, e aos olhos humanos não têm valor nem significância, é pequeno como um grão de mostarda. Cultive-a, cultive a simplicidade da Palavra de Deus a cada dia, lida e meditada; cultive a simplicidade da sua comunidade, da sua paroquia; cultive a simplicidade da relação com as pessoas simples e humildes.

O Reino de Deus não vai ser grande em você se você for amigo do Papa ou desse ou daquela pessoa que parece grande aos olhos humanos. O Reino de Deus acontece na simplicidade, na humildade e na pequenez, é nessas coisas que, até parecem insignificantes, que o Reino de Deus acontece com todo poder e eficácia

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.