31 Jan 2022

O espírito mau tem o poder de adoecer o seu coração

“Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes, tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras” (Marcos 5,2-5).

“Espírito impuro”, a tradução original é “o espírito que sabe da morte”, e é esse espírito que possui o coração desse homem. Ele dominou aquele homem com o medo da morte, o oposto daquilo que é o Espírito Santo, que dá a vida e nos ensina tudo sobre a vida. Diz a Palavra que ele estava no meio dos sepulcros.

“Sepulcro”, em grego, quer dizer “memorial”, memória de morte; na mesma raiz da palavra morte, nós temos a palavra sepulcro. Aquele espírito aprisionou o homem na memória da morte. Veja que forte! Aquele homem só pensava na morte, ele não pensava mais na vida, ele vivia constantemente para pensar na morte. O espírito tirou daquele homem a alegria, o convívio, a liberdade, a esperança, e é isso que o mal faz conosco: tira a nossa vitalidade, tira de nós a nossa capacidade de esperar em Deus.

Diz a Palavra que ele foi ao encontro de Jesus. A força de atração do amor de Cristo é tão grande, que nem mesmo o mal pode resistir a ela. Veja, esse homem vai ao encontro de Jesus. Duas situações daquele homem: nada pode prendê-lo e ele se fere com pedras.

O mal tira a nossa vitalidade, tira de nós a nossa capacidade de esperar em Deus

Dois pontos para meditarmos. O primeiro: nada consegue prendê-lo. Quando as nossas relações estão doentes, não nos ligamos mais a ninguém, não conseguimos mais ter o nosso coração em nada, nós nos isolamos ou rompemos com os nossos relacionamentos. Algo está errado! O perigo do ódio, do ressentimento, da mágoa, da mágoa contra alguém, contra alguma situação, isso nos liga tão fortemente ao mal e adoece o nosso coração. Por isso, a importância do perdão, a importância da reconciliação nos nossos relacionamentos – relacionamentos familiares, relacionamentos afetivos, relacionamentos em comunidade. O perdão precisa sempre reinar em nossos corações.

A segunda coisa: aquele homem começa a se ferir com pedras. O problema da autolesão, o homem começa a se fazer mal. Existem pessoas que se ferem com estiletes, com remédios, com veneno, com drogas, com escolhas que sabem que vão lhe fazer mal, mas elas insistem e continuam fazendo essas escolhas. Tem muita gente se fazendo mal, tem muita gente na mesma condição desse homem: oprimidos por um espírito impuro, um espírito maligno que faz com que a pessoa se autodestrua, que ela tire a sua dignidade de filho e filha de Deus e comece a se fazer mal.

Jesus expulsa esse demônio! Ele diz: “Sai dele!”, porque só Cristo pode nos devolver a vida, só Cristo pode nos devolver a liberdade. Lance-se aos pés de Jesus, apresente ao Senhor, hoje, a condição na qual você se encontra, porque Ele quer libertar você, quer fazer de você uma pessoa nova.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.