“Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras. Ele disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados. A todas as nações, começando por Jerusalém, vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lucas 24,35-48).
Manifesta na comunidade
Meus irmãos e minhas irmãs, nesta Quinta-feira da Páscoa, o Evangelho de São Lucas nos leva a um momento profundamente significativo e transformador para os discípulos de Jesus.
Após o encontro, com Jesus no caminho de Emaús, os discípulos se reuniram com os outros e, juntos, começaram a experimentar o mistério da Ressurreição.
Eu queria trazer aqui para você algo importante deste Evangelho: “É na comunidade que Jesus se manifesta”.
Ou seja, nós precisamos tirar do nosso coração tudo aquilo que possa nos levar ao individualismo, ao egoísmo e aquilo que possa causar, no nosso coração, um certo orgulho. Por isso, meus irmãos, Jesus se manifesta na comunidade.
A ressurreição começa na comunidade e, dessa comunidade somos convidados a levar a outras pessoas o desejo de conversão, o desejo de salvação e o desejo da vida eterna.
Jesus se apresenta novamente aos discípulos e revela, com palavras e gestos, a verdadeira natureza da Sua ressurreição e o propósito da Sua missão.
Esse Evangelho nos convida a refletir sobre a paz e a missão que a ressurreição de Cristo nos traz.
Jesus ressuscitado nos chama a uma nova compreensão da sua obra e nos envia para testemunhar sua vitória sobre a morte, é o que está aqui falando no final deste Evangelho.
No seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados, e todas as nações começando por Jerusalém, vós sereis testemunha de tudo isso.
Qual é a missão desta quinta-feira da Páscoa?
É anunciarmos Cristo ressuscitou.
Nós não podemos guardar isso para nós. É preciso levar a outros essa conversão e salvação. E a prova da ressurreição é que Jesus ressuscita no seu corpo glorioso e Ele se manifesta aos discípulos mostrando as suas chagas gloriosas para dizer: Ele ressuscitou como disse, e Ele está vivo no meio de nós.
Sejamos testemunhas dessa ressurreição na vida daqueles que Jesus colocar em nosso caminho.
Que Deus nos dê força, e que o Espírito Santo nos inspire a anunciar com ousadia e com parresia.
Que o Espírito Santo nos dê força e coragem, e que Deus nos abençoe em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo. Amém!