05 Jan 2025

Manifestação de Deus

“Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém” (Mateus 2,1-12).

Salvação manifesta

Hoje, comemoramos a epifania de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o que significa epifania? Manifestação. Deus que se apresenta à humanidade com o objetivo de nos salvar. E essa salvação, meu irmão, minha irmã, prometida por Deus desde o Gênesis até a chegada de Cristo, é uma promessa de que Ele veio para consolar o Seu povo.

E veio trazer uma Luz para fazer brilhar as trevas que existiam no nosso coração por causa do pecado. Deus não se cansa de atrair para si todos os homens. Para quê? Para que cada um seja conduzido para este caminho de libertação, de salvação, de redenção.

E em Cristo nós vemos aquilo que ouvimos no Evangelho, a concretização dessa promessa. Ao encontro de Jesus vêm os magos, e eles vêm do Oriente, são representantes de todos os povos da Terra. Ou seja, o que nós devemos fazer quando Deus se manifesta? Ir ao encontro d’Ele.

Atentos aos sinais, os magos chegam até o Messias. E olha que interessante… Os magos procuraram o Messias com esperança.

Nós não devemos, meus irmãos, ir ao encontro de Jesus sem esperança, pois n’Ele está a nossa salvação, e n’Ele nós devemos esperar por essa salvação.

Encontrar Jesus é reconhecer n’Ele que Deus está no meio de nós

Deus cumpriu a Sua promessa de armar a Sua tenda no meio do Seu povo. Então, Deus caminha no meio de nós. Esse manifestar de Jesus a todos nós é para nos mostrar Deus não se esqueceu do Seu povo e está ao nosso lado. E nós devemos fazer o quê? Como os magos, aceitar Jesus, reconhecer que Ele é o Senhor.

A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se, agora, um dom que Deus oferece a todos os homens, sem exceção.

Você é alvo, meu irmão, você é alvo, minha irmã, da salvação de Deus. Então, deixe a salvação entrar, hoje, na sua casa, assim como Jesus disse para Zaqueu: “Hoje, a salvação entrou em sua casa”.

Que o Senhor possa se manifestar trazendo libertações, curas e milagres, mas, principalmente, conversão a cada um de nós.

Deus derrame Sua graça e Sua bênção sobre todos nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.