24 Jun 2023

Louve a Deus pelo dom da sua vida

“E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: ‘O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito”. (Lucas 1,66.80)

Celebramos, hoje, a Solenidade da Natividade de São João Batista. João Batista foi um homem importante dentro da história da salvação. Tão importante que é comemorado pela Igreja, em duas datas: no dia do seu nascimento e no dia do seu martírio.

Sabemos que seus pais, Isabel e Zacarias, já eram de idade avançada, além de Isabel ser considerada estéril. Porém, também nós sabemos que para Deus nada é impossível, e os pais de João Batista reconheciam que Deus os tinha abençoado ao enviar-lhes um filho, quando parecia que já não tinham mais motivos para esperar.

E a forma extraordinária como João Batista veio ao mundo nos lembra que essa criança é um dom do Senhor. O anjo que tinha aparecido a Zacarias e tinha falado para ele: “Olha, vocês conceberão, vocês receberão a graça de um filho e tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento desse menino”.

Precisamos aprender que cada vida é um dom precioso, desde o primeiro instante da sua concepção

São João, aquele que havia muito esperado, tinha uma missão para todo o povo de Israel: reconduziria muitos dos povos de Israel ao Senhor. Isabel e Zacarias insistiam em dar àquele menino o nome que o anjo tinha indicado, manifestando assim, dessa forma, o desejo de ofertá-lo a Deus.

De fato, Zacarias renuncia a dar-lhe o seu próprio nome. O que para os outros parecia ser a coisa mais lógica a se fazer — naquele tempo tinha esse costume do pai dar o nome para o seu filho —, contudo, para Isabel e seu marido, o mais importante é que seu filho cumprisse a missão para qual ele veio a este mundo.

Depois de Zacarias ter escrito: “João é o seu nome”, a língua dele se soltou e ele começou a louvar a Deus. É a alegria de um pai que coloca o seu filho nas mãos de Deus; está agora entusiasmado com a missão que recebeu.

Nos pais de João Batista, encontramos um exemplo maravilhoso para todos os pais — o exemplo de reconhecer que cada filho é um dom extraordinário de Deus. E toda vez que uma nova vida é concebida, devemos nos alegrar e louvar a Deus por esse dom!

Precisamos aprender que cada vida é um dom precioso, desde o primeiro instante da sua concepção é um dom de Deus e já porta em si uma vocação, uma missão única e importante para esse mundo. Por isso deve ser acolhida, respeitada, amada e cuidada por todos.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.