29 Jan 2023

Jesus quer realizar bem-aventuranças em sua vida

“Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: ‘Bem-aventurados’” (Mateus 5,1-3).

Detenho-me sobre este versículo inicial porque hoje é domingo, dia do Senhor. E o Evangelho proposto a cada um de nós é o Evangelho das bem-aventuranças. Mas o início do Evangelho já nos dá elementos muito interessantes, porque começa dizendo que Jesus “viu as multidões”.

É o amor visceral de Jesus, é aquele amor que comove o coração de Jesus. Ele não viu porque eram muitas pessoas, mas Jesus viu porque elas eram únicas, cada pessoa era importante aos olhos de Deus, pelos olhos de Jesus.

O que Jesus faz é o que Deus faz conosco. Deus nos vê, Ele te vê, vê a sua situação, os seus sofrimentos, as suas lágrimas; tudo o que você vive está debaixo dos olhos atentos de Deus.

Certamente, Ele viu naquelas pessoas dores, lágrimas, pobreza, aflições, pessoas injustiçadas. Viu também muita pureza no coração daquelas pessoas, mansidão e misericórdia. O ensinamento de Jesus parte da realidade que Ele vê. Jesus falou sobre as bem-aventuranças porque Ele enxergava no coração daquelas pessoas cada um dos elementos das bem-aventuranças.

A didática de Jesus é chamar de bem-aventurados aqueles que, na verdade, não estão vivendo as bem-aventuranças

Diz a Palavra que Jesus começou a ensinar. “Didáskalos” (termo grego), vem o termo didática a partir disso. Jesus é mestre, Ele ensina, Ele é didata, Ele sabe justamente o que as Suas ovelhas precisam ouvir. Primeiro, porque Jesus ensina com a própria vida, porque a palavra que sai da Sua boca é a Sua própria vida. Jesus é a Palavra, então, quando Ele fala, na verdade, Jesus se dá àquelas pessoas porque a Sua Palavra é Ele mesmo.

Qual é a didática de Jesus? É chamar aquelas pessoas de bem-aventuradas e felizes; aqueles que, na verdade, não estão vivendo as bem-aventuranças, mas o contrário. Que coisa estranha, não é!? A didática de Jesus é chamar de bem-aventurados e felizes pessoas que estão totalmente no contrário, que estão passando por dificuldades, que estão em contradição, que estão passando fome, que estão chorando.

Quando tudo parece contrário e contraditório, ali se esconde uma bem-aventurança, e isso nos diz muito! Encontrar alegria numa dor, sentir-se salvo quando tudo parece perdido, sentir coragem e força quando você passa por uma injustiça, quando você passa por uma perseguição e por um sofrimento. Aprender essa lição é tarefa que exige exercício diário de oração, de escuta, de meditação, de humildade e obediência à voz de Deus.

O Senhor quer nos ensinar com as realidades próprias da nossa vida, Deus quer tirar uma grande lição para você daquilo que você está vivendo hoje. Não é por castigo, não é por penalidade, mas por amor. Porque Deus pode, até mesmo de uma situação tão difícil, tirar uma grande graça para todos nós.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.