10 Oct 2024

Insistir em pedir

Louvado seja a Nossa Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

“Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis, procurai e encontrareis, batei e vos será aberto, pois quem pede recebe, quem procura encontra e para quem bate se abrirá” (Lucas11,9-10).

Amados irmãos e irmãs, após Jesus nos ensinar o Pai-Nosso, a oração que Ele mesmo rezava, Lucas agora nos apresenta ensinamentos sobre a atitude interior que devemos ter ao nos dirigir a Deus, nosso Pai e amigo. Para isso, ele nos conta duas parábolas.

Pedi e Recebereis

A primeira parábola é a do amigo importuno, que, no meio da noite, vai pedir pão ao seu amigo. Qual a mensagem principal? A insistência de quem sabe como tocar o coração, mais do que bater à porta de um amigo, a confiança de que obterá o que pede. Aqui, meus irmãos, reside a essência deste Evangelho: a insistência.

Vivemos em tempos em que nossa fé é constantemente desafiada. Em meio às tribulações, turbulências e mares agitados, perdemos a confiança, a fé e a insistência. Deus, porém, deseja que insistamos com Ele, como fez a viúva que se dirigiu ao juiz, insistindo até que ele dissesse: “Porque esta mulher insiste, farei justiça a ela”. O que essa história nos revela, meus irmãos? A perseverança. Precisamos ter, em nosso coração, essa atitude, para que nada do que o mundo nos oferece, propõe ou atinge abale nossa fé.

É preciso insistência para renunciar ao pecado, para amar, para rezar, para viver uma vida reta diante de Deus. A insistência é fundamental. Existe uma oração, não é? Após o penitente se confessar ao sacerdote, ele diz: “Prometo, com a vossa graça, me esforçar, ou seja, insistir para não mais pecar”.

E é isso, meus irmãos. Os verbos “pedir”, “obter”, “procurar”, “achar”, “bater” e “abrir” nos ensinam que a oração nunca é perda de tempo. A insistência nos leva a compreender que rezar nunca é perda de tempo.

O desafio é superar nossa preguiça, letargia e comodismo. Porque, meus irmãos, a oração sempre terá uma resposta positiva para aquele que sabe insistir mais do que precisa, a perseverança. Está lá no capítulo 18 do Evangelho de Lucas, no versículo primeiro: “Quem persevera até o fim, este será salvo”.

Insistência e perseverança andam juntas. Por isso, meus irmãos, precisamos viver assim. Cristo nos convida a sermos Seus amigos, pois o amigo é aquele que insiste, o amigo é aquele que tem total confiança e sabe que seu amigo atenderá ao seu pedido. Assim deve ser nossa relação com Deus: de amigos e de amigos insistentes, perseverantes. Por isso precisamos, meus irmãos, pedir o dom do Espírito Santo, o dom por excelência que jamais será negado a quem o pede.

Por isso pedimos, Senhor Jesus, derrama sobre nós esta graça para que possamos insistir sempre, insistir para podermos receber, porque todo aquele que pede, recebe; e todo aquele que procura, acha.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.