“Jesus ensinava no Templo, dizendo: ‘Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou’. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora” (João 7,1-2.10.25-30).
Identificar-se com Cristo
Amados irmãos e irmãs, eu quero trazer para você, hoje, algo que é necessário e vital para a nossa espiritualidade, para nossa caminhada com Deus: reconhecer Jesus como Filho de Deus. E para reconhecer Jesus como Filho de Deus, é preciso ter um coração simples e aberto às suas iniciativas que nos levam a tomar atitudes justas e rejeitarmos aquilo que os pagãos vivem.
O reconhecimento de Cristo como Senhor
Meus irmãos, o que é a transformação na vida de uma pessoa? O reconhecimento de que Jesus é o Senhor. Reconhecendo isso, nós vamos mudando as nossas atitudes, nós vamos mudando a nossa mentalidade, nós vamos nos tornando pessoas melhores.
A realidade da adoção de Cristo
A adesão à pessoa de Jesus Cristo é para nós uma autêntica realidade de uma vida sincera e verdadeira.
Uma vida cristã, não tendo Jesus como centralidade, nos leva para um abismo sem fim. Essa adesão deve ser entendida não no sentido fraco de um simples acordo: eu faço um acordo com Cristo, acolho-O e d’Ele vou receber tudo aquilo de que eu preciso. Não é essa a realidade da qual nós estamos falando. Aderir a Cristo é aderir à salvação que Ele veio nos trazer.
Os desafios de seguir o Evangelho
E, meus irmãos, minhas irmãs, como é difícil, nos tempos de hoje, as pessoas aderirem à proposta do Evangelho e do Reino de Deus.
Por quê? Porque terá que abrir mão de muitas coisas e renunciar a muitos sonhos, projetos, para viver os sonhos e os projetos de Deus. Por isso nós precisamos nos identificar com Cristo e viver a sua vida. Isso é o mais importante.
Viver em Cristo
Uma vez que eu acolho Cristo, que eu desejo ser todo d’Ele, vou viver os mesmos sentimentos. É o que Jesus falou neste Evangelho de hoje. Eu não vim de mim mesmo, eu vim daquele que me enviou, e eu faço as obras que eu vejo Ele fazer, ou seja, Jesus. Ele está intimamente ligado a Deus.
Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim, como vai dizer o apóstolo Paulo aos Gálatas, no capítulo 2, versículo 20.
A graça de aderir a Cristo
Peçamos ao Senhor essa graça de aderirmos a Cristo e colocarmos em prática os Seus ensinamentos.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!