“Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: ‘Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata para dar aos pobres?’ Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela” (cf. João 12,1-11)
Entrega, oferta e doação
Amados irmãos e irmãs, gesto de amor e devoção desta mulher que lavava e ungia os pés de Jesus. O ato de Maria é um exemplo de amor incondicional e devoção a Jesus.
Preste atenção, é gesto de amor e é gesto de devoção, ou seja, é um convite para que nós possamos refletir sobre como devemos expressar o nosso amor por Deus em nossa vida cotidiana.
E falta muito isso, meu irmão, minha irmã, essa entrega, esse desejo de viver este amor. Só que vai haver o quê? As rejeições e as críticas, e não foi isso que este homem fez, Judas Iscariotes? Ele rejeitou a atitude de amor de Maria para com Jesus.
Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, devemos tomar cuidado, porque nós podemos ser paralisados e desacreditados pelas pessoas que não querem, que nós façamos a vontade de Deus. Entregar-se por Ele por amor, como Ele se entregou por amor a cada um de nós.
E eu quero trazer também o valor do sacrifício. O perfume de grande valor simboliza, justamente, o sacrifício e a entrega que nós temos que ter para com Jesus. Ele se sacrificou por nós, ele deu a vida por nós, e Judas estava preocupado com o perfume.
Para aquela mulher era um sacrifício. Ela estava ofertando para Jesus aquilo que era bom, aquele perfume de nardo puro.
Nós, muitas vezes, meus irmãos, não damos esse devido valor ao sacrifício de Cristo por nós na cruz, nem temos a coragem de fazer o que Ele fez por nós, que é nos salvar. Nós precisamos ter essa atitude de Maria para com os nossos irmãos e irmãs. Não termos medo de nos sacrificarmos, de nos doarmos e vivermos esse amor incondicional, mesmo diante das críticas e das rejeições.
Demonstremos o quanto nós amamos nosso Senhor Jesus Cristo.
E não tenhamos medo, porque Jesus não teve medo de provar o quanto Ele ama a cada um de nós, e isso Ele provou na cruz.
Que o Senhor nos ajude a amá-Lo com todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento, com toda a nossa alma, e vivamos isso de forma perseverante e constante.
Que Deus nos ajude em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!