16 Jul 2025

Flor do Carmelo

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mateus 12,46-50) 

Modelo de quem faz a vontade do Pai

Hoje, nós estamos comemorando a festa de Nossa Senhora do Carmo. E queremos, no Evangelho, compreender quem são as pessoas que fazem a vontade de Deus.

A verdadeira família de Jesus

O Evangelho para nós é claro, por isso preste atenção no que o Senhor quer falar ao seu coração: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12,46-50).

O significado do Carmelo: beleza e oração

No Evangelho de São Mateus, capítulo 12,46-50, o Senhor vai nos levando a essa contemplação da vontade de Deus. Mas eu queria trazer um aspecto importante da vida do Carmelo, a sua beleza, para entender as pessoas que fazem a vontade do Senhor.

O Monte Carmelo na Terra Santa é um símbolo de beleza, de oração e de encontro com Deus. A primeira coisa que você precisa entender sobre o que é o Carmelo na Terra Santa, é que ele mostra a beleza do encontro com Deus por meio da oração.

O exemplo do profeta Elias

Ali também viveu o profeta Elias, que buscava fazer a vontade de Deus com muito ardor.

Maria, modelo de escuta e contemplação

O Evangelho é muito providente no dia de hoje, porque Elias era aquele homem que, com ardor, viveu a espiritualidade de se entregar totalmente a Deus, na intimidade do silêncio e também na intimidade com o Senhor. Outro ponto importante da festa do Carmelo é Maria, modelo de escuta e contemplação.

Somente um homem e uma mulher de Deus, que vivem essa vida contemplativa, podem fazer a vontade de Deus.

Nossa Senhora do Carmelo é apresentada como modelo de vida contemplativa, porque Maria guardava e meditava tudo no seu coração.

Firmeza enraizada na Palavra

Por isso, meu irmão, minha irmã, Maria deixava que Deus falasse no mais íntimo de sua alma.

Em meias tribulações, ela permanece firme, ela estava enraizada na Palavra de Deus.

O convite a uma vida contemplativa

Quem são as pessoas que fazem a vontade de Deus?  Aqueles que guardam, meditam e escutam a Palavra de Deus.

Por isso, nesta festa de Nossa Senhora do Carmelo, peçamos ao Senhor a graça de uma vida contemplativa no silêncio, na oração e assim trazer para a nossa vida prática, ou seja, o Carmelo nos ensina que, em um mundo barulhento como o nosso, disperso e agitado, somos chamados a cultivar o silêncio do coração, a buscar a presença de Deus e viver na escuta e na obediência.

A bênção por intercessão de Maria

Assim, faremos a vontade de Deus.

Quem são os meus irmãos? Quem é a minha mãe?  São aqueles que fazem a vontade de Deus.

Que Nossa Senhora do Carmelo nos ajude a buscar essa vida contemplativa de escuta e oração.

Por intercessão de Nossa Senhora do Carmelo, desça sobre o seu dia, sobre a sua vida e o seu trabalho, a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.