Olá, irmãos e irmãs! O Evangelho que vamos ler hoje está no capítulo 21 de São Lucas, versículos de 5 a 11.
“Jesus respondeu: ‘Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: Sou eu! E ainda: O tempo está próximo. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim'” (Lucas 21,8-9).
Haverá o fim dos tempos
Muitos rumores, irmãos e irmãs, surgem quando falamos dos últimos tempos. A coisa que não devemos ter dúvidas, diante de toda essa realidade, diante de todos esses questionamentos que surgem, é que haverá o fim dos tempos. É uma realidade. Portanto, quando falamos assim, de fim dos tempos e últimos tempos, qual a diferença entre as duas coisas?
Geralmente, quando nós falamos de fim dos tempos, então é aquele período que abrange a encarnação de Jesus, ou seja, o momento em que Ele se encarnou, veio a este mundo, esse tempo da Igreja, até o seu retorno, até a parusia. Quando nós falamos de últimos tempos, de fato, são as realidades últimas, as realidades escatológicas que acontecerão.
Não devemos guardar dúvidas em nosso coração em relação a isso. Claro, não sabemos o momento, não sabemos como será e não devemos nos preocupar tanto com isso, mas confiar sempre na Providência de Deus que rege todas as coisas. Por isso Jesus chama a atenção no dia de hoje, que nós devemos ter cuidado com essa enganação que pode surgir por aí.
Abramos o nosso coração para que tenhamos, constantemente, a fé escatológica, a fé na parusia, a fé na segunda vinda de Jesus, que vem e se unirá com cada um de nós para sempre. Isso é um dado de fé: acontecerá, mas não sabemos o momento, não sabemos como será. Por isso Jesus diz: cuidado para não serdes enganados.
Então, o que é essencial? O essencial é mantermos a fé em Deus, caminharmos em santidade, escolhermos o caminho certo, fazer a vontade de Deus nesta vida, de maneira que, se Jesus vier agora, estejamos preparados.
Mas também se acontecer, porventura, alguma coisa e formos para junto de Deus, também que sejamos preparados para um encontro definitivo com Ele.
Que essa graça esteja na sua vida, que essa graça mova o seu comportamento, mova tudo aquilo que você escolhe fazer, tudo aquilo que você escolhe para a sua vida.
No dia de hoje, eu peço que a graça do Senhor o conduza, ilumine a sua vida de fé, tire a cegueira, as escamas dos seus olhos para que você veja a presença Divina que o conduz neste mundo.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!