23 Feb 2024

Faça uma experiência profunda com o amor de Deus

“Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.” (Mateus 5,23-26)

Conhecer sobre o amor de Deus, ser justo, ser um cumpridor dos preceitos e dos mandamentos é algo importante, contudo, se realmente quisermos agradar a Deus e sermos santos, não basta apenas saber que Deus nos ama nem ser um exímio cumpridor dos preceitos e dos mandamentos. Não basta!

Cumprir com o nosso dever nos torna pessoas certas, corretas, mas só o amor é o que nos torna verdadeiros cristãos. Pessoas justas e corretas, qualquer uma pode ser, mas é o amor que nos diferencia, é o amor que dá esse destaque a nós que seguimos a Jesus Cristo. É o amor que faz a diferença!

Podemos ver um exemplo — que o próprio Evangelho nos dá —, no dia de hoje: não basta não matar alguém com as suas próprias mãos — cometendo o crime de assassinato —, tirar a vida fisicamente de uma pessoa é apenas uma forma de cometer esse crime.

Cumprir com o nosso dever nos torna pessoas certas, corretas, mas só o amor é o que nos torna verdadeiros cristãos

Por exemplo, ignorar ou esquecer a pessoa mostra que existem outras formas também de matar os nossos irmãos. Ridicularizar alguém pela sua fraqueza é uma outra forma também de matar, não somente fisicamente. Todas essas outras formas não estão descritas no Código Penal, não nos levaria à prisão, mas diante da Palavra de Deus, cada uma dessas atitudes são tão graves quanto também assassinar alguém.

Por isso, o Evangelho de hoje nos leva a contemplar isto: a ver que não basta apenas ser um bom cumpridor da Lei, é preciso amar. Embora pareça ser um exagero aquilo que falamos, precisamos ser conscientes que viver o Evangelho sempre nos colocará nessa medida exagerada, que se chama amor.

Quem ama é alguém que deve viver uma medida exagerada. Perdoar aquele que me ofendeu, reconciliar-me com meu irmão deve ser sempre uma prioridade acima do cumprimento dos demais mandamentos.

Se limitarmos os nossos atos de justiça somente àquilo que pedem às leis, não seremos dignos de entrar no Reino dos Céus, isso porque qualquer pessoa sem amor, sem coração, pode cumprir também as leis, mas quem cumpre por amor, quem vive esse exagero do amor não se limita às rubricas da lei, mas vai e ama, vive verdadeiramente o amor.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.