15 Jan 2023

Faça a sua experiência do encontro com o Senhor

“E João deu testemunho, dizendo: ‘Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!’” (João 1,32.34)

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, neste domingo, a Palavra do Senhor nos apresenta esse testemunho de João Batista. O termo grego que aparece aqui no Evangelho – “Eu vi” – significa um olhar de contemplação; não é um mero olhar, mas é a contemplação de um mistério, é o encontro com alguém que significa muito.

João Batista não viu qualquer pessoa, ele viu um evento de Deus, uma teofania, uma manifestação de Deus. Ele constatou um fato: o Espírito desceu sobre Jesus.

A fé também passa pela constatação de um fato; a experiência de fé é assim. Mas, depois, João deu sentido àquele fato que ele viu: “Eu vi e dou testemunho”. João não ficou com aquela experiência somente de uma maneira, tocando aquele fato de uma maneira palpável, mas João deu um sentido, ele interpretou aquele fato e trouxe aquela realidade para também compartilhar com cada um de nós.

E é assim, meus irmãos, a experiência de Deus não é algo pronto, não é algo fixo, mas é algo que precisa ser buscado, é algo que precisa ser encontrado, contemplado e, por fim, assimilado. Quantas vezes fazemos muitas experiências de Deus, mas não assimilamos aquelas experiências, perdemos no tempo uma experiência que transformou a nossa vida, que tocou o nosso coração.

O testemunho, certamente, vai arrastar muitos corações para a mesma experiência com o Senhor

Então, a Palavra de Deus, hoje, nos convida a assimilarmos as experiências de Deus que fazemos, a transformá-la em vida e em testemunho. Porque, depois, essa experiência que fazemos de Deus pode e deve ser transmitida. Todos nós recebemos, por vocação batismal, o apelo a transmitir a experiência de fé. É o que nós chamamos, por exemplo, de doutrinação — termo que deve ser bastante purificado, porque, ao longo da história, ele foi muito confundido com opressão, com situações em que as pessoas perdiam a sua liberdade. Mas vamos entendê-la bem…

Doutrinar alguém não é só dizer: “É assim e pronto”, mas é ajudar as pessoas a fixarem o mistério e ouvirem dele as suas indicações, para onde esse mistério aponta; é fazer com que as pessoas experimentem uma Pessoa; é fazer com que todos experimentem um evento salvífico, que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

É claro que essa doutrinação, depois, vai ter a sua dimensão pedagógica, vai ter a sua dimensão didática, porque a nossa fé é composta, é constituída de elementos de fé que se estabelecem, que se estabeleceram ao longo da história, mas a doutrinação começa a partir de uma experiência, de uma pessoa.

A experiência cristã é, por base, indicativa. Jesus disse: “Vinde e vede, faça a sua experiência comigo, faça a sua experiência de amor comigo, e vou transformar a sua vida”. Depois, o testemunho, certamente, vai arrastar muitos corações para a mesma experiência com o Senhor.

Peçamos a Ele a graça de experimentá-Lo em profundidade, de viver profundamente o mistério do encontro com Jesus e, depois, transmiti-los às pessoas.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.