30 Jun 2022

Experimente a força curadora do perdão de Deus

“Naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!’. Então alguns mestres da Lei pensaram: ‘Esse homem está blasfemando!’” (Mateus 9,1-3).

Veja, meus irmãos, essa Palavra que nos é dada hoje: Jesus perdoa, antes de tudo, os pecados que são capazes de paralisar o coração humano. Se existe algo que é capaz de paralisar o coração humano, chama-se pecado. Nenhuma parada cardíaca pode paralisar o coração humano, porque ele vai continuar batendo na vida eterna, mas o pecado sim, o pecado pode paralisar o nosso coração.

E Jesus, que é um grande conhecedor do coração, Ele é o cardiognosta, Ele sabe muito bem os segredos do nosso coração. Ele vai justamente naquele ponto. Jesus não tem o olhar periférico, Ele tem um olhar muito central, Ele vai ao nó da situação, ao miolo da situação, porque sabe que é lá, dentro do coração, que estão as realidades das quais precisamos muitas vezes nos libertar.

O perdão que Jesus dá é a força curadora que põe de novo o ser humano em movimento, no movimento da graça de Deus. É o perdão quem tira o homem da paralisia, é o perdão que faz o homem entrar de novo no movimento da graça do Senhor.

Uma pessoa que experimenta o perdão de Deus, ainda que ela esteja sobre uma cama, ela pode ser feliz

Quando Jesus realiza essa ação — porque Ele poderia ter dito: “Você está curado”, e aquele homem se levantaria e iria embora para a casa, mas era muito mais importante curar o coração daquele homem.

Quando Jesus faz esse gesto de perdoar os pecados daquele homem, era um absurdo para os judeus, porque o perdão naquela época era só um dia, no dia chamado “Yom Kipur”, o “dia do perdão”, e Jesus estava contrariando a lei judaica. Eles O acusaram de blasfêmia.

O olhar deles estava voltado para solucionar o problema, e não para uma mudança interior. O olhar daqueles homens não estava na mudança interior daquele homem, estava só no exterior, na cura física.

Uma pessoa que é reconciliada com Deus, uma pessoa que experimenta o perdão de Deus, ainda que ela esteja sobre uma cadeira de rodas, ainda que ela esteja sobre uma cama, ela pode ser feliz e ela pode ser livre.

Aqui, falo com muita caridade e com muito respeito às pessoas que dependem de uma cadeira de rodas para se locomover ou de alguém que esteja numa cama, que não possa mais se levantar. Falo com muito respeito, mas se o teu coração for de Cristo, se o teu coração estiver reconciliado com Deus, você é uma pessoa livre.

E é essa liberdade para a qual nós somos chamados. Porque muitos podem caminhar com suas próprias pernas, mas podem estar amarrados no coração e paralisados no coração, e isso é terrível, nosso Senhor não quer! Por isso Ele nos dá o Seu perdão, Ele nos oferece a Sua reconciliação para que nós tenhamos vida e a tenhamos vida em abundância.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.