25 Mar 2020

Em Maria, a humanidade é salva e redimida

“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,28).

Celebramos, hoje, a grande Solenidade da Anunciação do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora. Na verdade, Gabriel é o mensageiro de Deus, é aquele que vai levar a Boa Nova ao coração de Maria.

Maria é a serva, é o templo e o lugar onde Deus vai fazer-Se morada, onde Ele vai vir habitar no meio dos homens. Maria é aquela tenda que se abre para, ali, ser o lugar da morada do Senhor.

Hoje, celebramos a união do Céu com a Terra, do divino com o humano. É Deus quem penetra o universo da existência humana para ser um de nós. É por obra e ação do Espírito Santo que o mistério sagrado se realiza entre nós.

Quando contemplamos o mistério da encarnação, cada um de nós pode se sentir visitado pelo Anjo como Maria, cada um de nós pode sentir-se querido e amado por Deus.

O anjo que foi visitar Maria não trouxe a Boa Nova somente para Ela, e sim para toda a humanidade. O anjo que foi ao encontro d’Ela está vindo anunciar a toda a humanidade que uma das nossas, uma Mulher do nosso meio, uma Mãe do nosso meio, uma serva do Senhor foi escolhida e designada para nos trazer o Salvador da nossa humanidade.

Deus se faz humano para que a nossa humanidade chegue até a Ele. Deus se faz humano para que a nossa humanidade seja novamente dignificada, porque ela foi descartada, humilhada; foi totalmente desconfigurada pela maldade do pecado. A nossa carne foi estragada e corrompida e, em Maria, por ação de Deus na vida d’Ela, a nossa humanidade é novamente salva e redimida.

O anjo que foi visitar Maria não trouxe a Boa Nova somente para ela, e sim para toda a humanidade

Maria é a primeira salva e redimida, é n’Ela que Deus faz a Sua habitação e Ela se torna templo irradiante da graça, cheia da graça, cheia do amor divino, n’Ela já não há mais nenhum espaço para o pecado, somente a plenitude da graça que está n’Ela e, por isso, a saudamos cheia de graça.

Compreendemos e olhamos para Aquela que foi concebida sem pecado porque, agora, Ela concebe o Salvador, o cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo.

Que dia belo para toda a humanidade, que dia para todo o Universo bater palmas, que dia para um estrondoso cântico de glória no mais alto dos Céus!

Hoje, rompemos com o silêncio da Quaresma, interrompemos todas as práticas de jejum e de penitência para darmos glória no mais alto dos Céus, por todo o Universo, por tamanha maravilha e graça, por tamanho beneplácito, por tamanha bondade, por tamanha ação misericordiosa de Deus. Hoje, a salvação entrou no seio da humanidade, Maria abriu-Se toda para Deus e a humanidade é salva no ventre d’Ela. 

Deus abençoe você!    

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.