06 Oct 2025

Em herança, a vida eterna

A herança da vida eterna é amar a Deus sobre todas as coisas

O Evangelho de hoje, tirado de Lucas 10,25-37, vai falar para nós sobre o bom samaritano. E aí nós vamos ouvir o seguinte: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”

O Senhor quer nos ensinar que Ele nos conduz ao essencial. E o que está escrito na lei? “Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração e ao teu próximo como a ti mesmo”. Ou seja, para receber a vida eterna, a herança da vida eterna, é preciso viver este grande mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Ver, compadecer-se e aproximar-se

Jesus conta, então, a parábola de um homem que descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Foi espancado, roubado, deixado quase morto. Passam por ele um sacerdote e um levita, homens religiosos, conhecedores da lei, e ambos passam adiante. Mas um samaritano, estrangeiro, considerado impuro pelo judeus, vê, compadece-se e aproxima-se.

Três verbos que salvam: ver, compadecer-se e aproximar-se. Em relação ao nosso próximo, nós precisamos trabalhar esses verbos. O samaritano viu, não desviou o olhar, enxergou o sofrimento.

Olha a atitude de um homem que era considerado impuro pelos judeus e que os próprios judeus e os conhecedores da lei não viram!

Deixe seu coração ser tocado

Ele viu, não desviou o olhar, mas enxergou o sofrimento. Compadeceu-se, deixou o coração ser tocado. Teve misericórdia. Quem se compadece, vive a misericórdia. Essa é a realidade que o Evangelho quer nos ensinar.

O outro verbo é aproximar-se. O que significa? Não ficou na teoria: agiu, cuidou, tratou, levou à hospedaria e pagou. Aqui está a essência do Evangelho.

Não basta saber a lei, é preciso vivê-la. A verdadeira fé não é feita de ritos vazios ou discursos corretos, mas de amor concreto.

Quem é o seu próximo?

Quem é o meu próximo? Se nós compreendermos que precisamos ver, compadecermo-nos e nos aproximarmos, viveremos a misericórdia e receberemos a vida eterna como prêmio.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.