15 Jun 2022

Deus se importa com o que está dentro do seu coração

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus’” (Mateus 6,1).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, todos nós buscamos uma forma de reconhecimento. Isso não estou falando de vaidade, não tocamos no conceito da vaidade, de querer aparecer ou querer reconhecimento das pessoas. Estamos falando de uma necessidade humana, uma necessidade humana que nós temos de nos sentir vivos neste mundo, que alguém nos note.

É tão ruim quando você, por exemplo, está caminhando pela rua, você passa por alguém, não recebe nem um ‘oi’, nem um ‘bom dia’, quando a pessoa o trata como se você não existisse. É horrível! E quantas coisas nós vivemos assim dentro das nossas casas! Quanta indiferença nos nossos ambientes de trabalho, na faculdade! Muitas vezes, estamos nos relacionando, mas como se o outro não existisse. Isso é terrível!

Então, temos uma necessidade humana de ser notado neste mundo, de nos sentir vivos. Mas lembramo-nos de que apenas Deus sabe enxergar e preocupa-se com o que está escondido, não com o que aparece. Temos, muitas vezes, essa necessidade da exterioridade, de mostrar aquilo que somos, os nossos talentos para as pessoas, mas vamos entender que para Deus o importante é o que está dentro do seu coração, porque Ele vê o que está escondido. E Deus, que vê o escondido — diz a Palavra: “nos dará a Sua recompensa”.

Então, vamos trilhar o nosso caminho — claro, lidando muito bem com a nossa humanidade, mas sabendo que o Pai do Céu que vê o que está no escondido nos dará aquilo que nós merecemos.

Para Deus o importante é o que está dentro do teu coração, porque Ele vê o que está escondido

Às vezes, o aplauso é só uma forma, um atestado de que nós estamos vivos, e, hoje, com o avanço da tecnologia, podemos cair nessa armadilha de achar que a nossa vida seja esses aplausos. Nas redes sociais, você imaginar que a sua existência no mundo dependa dos likes, das visualizações, de um vídeo que você posta ou um comentário que alguém faz em um vídeo seu, o número de seguidores que você tem… Muito cuidado!

As redes sociais são uma bênção de Deus na nossa vida. Por exemplo, essa homilia chega a tantas pessoas e a tantos corações através das redes sociais, mas cuidado, não vamos prender o nosso coração a essas realidades porque elas podem ser muito enganadoras e muito nocivas.

O amor verdadeiro e as ações contam muito mais do que os sentimentos. São aquelas realidades que, às vezes, acontecem silenciosamente, aquelas ações, por exemplo, da esmola, da oração, da prática do jejum e da espiritualidade que se dão no silêncio, no escondimento, mas que contam muito.

O amor que vivo hoje é um amor de aparência ou é um amor de pertença? O amor de aparência é quando eu preciso dessas confirmações, do reconhecimento, quando eu preciso da retribuição de alguém por algo que eu fiz, mas o amor de pertença; o bem do outro está acima de tudo, o outro está em primeiro lugar, e elogiar o outro é mais importante, favorecer com que o outro seja reconhecido é mais importante. É esse tipo de amor que a Palavra de Deus está nos chamando.

Então, que a prática do jejum, da esmola e da caridade sirva para fortificar o nosso coração, para que Deus, que vê o que está no escondido, possa nos dar a justa recompensa. E o aplauso de Deus é muito melhor do que o aplauso dos homens.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.