“Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Vós deveis nascer do alto, o vento sopra onde você quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito” (João 3,7b-15)
Santa Catarina de Sena: nascida do Espírito, mística do amor
Queridos irmãos e irmãs, hoje é dia de Santa Catarina de Sena, uma mística da Igreja, uma mulher escolhida por Deus e que está dentro daquilo que nós ouvimos do Evangelho de hoje.
O vento sopra onde quer, ou seja, Deus escolhe pessoas dos nossos tempos de diversas gerações para manifestar o seu poder, ou seja, aquele que nasce do alto é aquele que se deixa ser conduzido pelo Espírito Santo.
Uma mística do amor de Deus
Santa Catarina de Sena é uma grande mística da Igreja, cuja vida e testemunho continua a inspirar-nos até os dias de hoje. Por quê? Porque é uma mulher do Espírito.
Ela é considerada a mística do amor de Deus, ou seja, Santa Catarina foi uma mulher profundamente apaixonada por Deus.
Só podemos ser apaixonados por Deus se nascermos do alto e do Espírito.
Ela vivia uma intensa experiência mística na qual se sentia unida ao coração de Jesus de maneira única.
Uma mulher apaixonada, que é considerada a mística do amor de Deus, ou seja, porque o coração dela estava ligado ao coração de Jesus. Para ela, o amor de Deus era a força que impulsionava a sua vida, e ela sempre buscava tudo o que fazia corresponder a este amor.
Uma vida de oração
Catarina de Sena dizia: Toda a nossa vida é uma contínua oração de amor! Olha que belo isso! Como que ela compôs isso? Como ela teve essa inspiração? Porque ela é apaixonada por Cristo e estava unido ao seu coração. Por isso ela pôde dizer: Toda a nossa vida é uma contínua oração de amor! Mostrando que a sua santidade não se limita a momentos de oração, mas se estende a todas as ações diárias, ou seja, todas as ações de Catarina de Sena é permeada pelo amor de Deus.
O caminho de santidade
Por isso, ela dizia, não é somente na oração que se chega à santidade, mas em todos os atos de amor que nós damos a nosso Senhor, por isso nós queremos pedir a ela que sejamos também místicos do amor de Deus, apaixonados por Deus, e que Ele nos ajude dentro daquilo que o Evangelho nos pede: nascer do alto para sermos conduzidos pelo Espírito, assim como foi Santa Catarina de Sena.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!