13 Apr 2025

Desejo ardente de Cristo

“Quando chegou a hora, Jesus pôs-se à mesa com os apóstolos e disse: Desejei ardentemente comer convosco esta ceia pascal antes de sofrer. Pois eu vos digo que nunca mais a comerei até que ela se realize no reino de Deus” (Lucas 22,14-23,56)

Humanidade nova

Amados irmãos e irmãs, nós precisamos compreender esse contexto dentro desta liturgia do Domingo de Ramos. Estamos dentro desta mística do Domingo de Ramos, ou seja, deste tempo quaresmal que já vai nos levar, agora, para a Semana Maior, a Semana Santa. E convida a cada um de nós a contemplar este Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro e partilhou da nossa humanidade.

Jesus se tornou solidário com cada um de nós. Guarda essa palavra, o Senhor se tornou solidário, menos o nosso pecado.

Ele veio para nos salvar do nosso pecado e por isso se encarnou, assumiu a nossa humanidade, menos o pecado para nos fazer livres.

Outra realidade importante que nós precisamos compreender do Domingo de Ramos: é que Jesus se faz servo de cada um de nós, ele se deixa ser entregue para morrer, para que o nosso egoísmo seja quebrado, para que a nossa individualidade seja quebrada e também para que a maldade e o pecado fossem vencidos.

Preste atenção nisso também: Jesus se entrega no Domingo de Ramos, e começa todo mundo a ovacionar, cantando santos, estendendo as palmas, estendendo os mantos no chão, mas são os mesmos que vão crucificar Jesus, ou seja, Jesus quer nos tirar desse egoísmo e quer tirar a maldade e o pecado. Porque Jesus veio para vencer tudo isso.

Por Jesus, Deus ofereceu-nos a possibilidade de uma vida nova.

Preste atenção, meus irmãos e minhas irmãs, Jesus veio para nos dar a possibilidade de uma vida nova. Quando ainda estamos no pecado, não podemos viver esta vida nova. Mas, uma vez que Jesus morre por causa dos nossos pecados, Ele pode lhe dar vida nova.

O Evangelho que nós lemos relata a Paixão e Morte de Jesus.

É neste momento culminante, desta vida gasta de Jesus que se concretiza o projeto salvador.

Preste atenção na humilhação de ontem. O mundo não quer que o objetivo de Jesus seja alcançado. Mas Ele está levando esse projeto salvador para libertar o homem de toda a escravidão, sofrimento e morte.

Na cruz, Jesus ofereceu a sua vida até a última gota de sangue e revela o seu imenso amor incondicional por cada um de nós.

Jesus nos disse que o amor até o extremo gera a vida nova e gera a vida eterna. Só Jesus poderia fazer isso por nós, porque Ele é Deus, porque Ele é Senhor.

E que essa vida nova chegue ao seu coração.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.