“Então, Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’. Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'” (Mateus 16,15-16).
Meu irmão e minha irmã, hoje, comemoramos São João Maria Vianney. Um santo francês, um santo que deu a sua vida por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, um santo que é padroeiro dos párocos, padroeiro também dos padres. Um santo que consumiu a sua vida, que entregou a sua vida no confessionário, no ensino, no catecismo. Um homem, de fato, de Deus, um homem superpenitente.
E, hoje, o Evangelho que nós escutamos, esse trecho que escutamos, diz da resposta de Pedro diante da pergunta de Jesus: “O que dizem? O que a multidão diz a respeito de mim?”. “Ah, é um grande profeta!”, “É Elias!”, “É João Batista!”, “Mas e para vocês? Quem Eu sou?”. E Pedro deu esta resposta: “Tu és o Messias”. E Jesus se alegrou com a resposta de Pedro porque ele respondeu não segundo a carne, não numa visão superficial, mas numa visão espiritual, e numa visão mais profunda, porque Pedro fez uma experiência de amor com Nosso Senhor, e pôde dar uma resposta correta.
É claro que, no Evangelho, vamos escutar que Pedro também errou dizendo para Jesus que Ele não deveria sofrer e tudo mais. Jesus também o repreendeu.
Dizer que o Senhor é o Messias é dizer que Ele é o Salvador e que a nossa fé está n’Ele
E, meus irmãos, também passamos por isso! Temos altos e baixos na nossa caminhada espiritual, temos altos e baixos na nossa saúde, é ou não é verdade? Na nossa saúde física. Mas Pedro pôde dar uma resposta em Deus: “Tu és o Messias. Tu és o Cristo. Tu és o Senhor. O Senhor não é só um milagreiro, só um grande pregador; o Senhor é Deus em outras palavras”, foi a resposta de Pedro.
Meus irmãos, e por causa dessa resposta de Pedro, Jesus confiou a ele a Igreja. Os apóstolos devem cuidar da Igreja, devem zelar pela Igreja, devem ser fiéis ao Evangelho e anunciar. E assim, cada apóstolo fez, o Papa também faz e confia nos sacerdotes para que anunciem e preguem também o Evangelho.
Neste dia de São João Maria Vianney, rezemos pelos sacerdotes, para que eles possam dar uma resposta também de fé, crendo em Jesus e anunciando Ele. A resposta que Pedro deu, a resposta que São João Maria Vianney deu, é uma resposta que eu também preciso dar e que você precisa dar.
Que os nossos sacerdotes sejam fiéis, sejam coerentes em anunciar o Evangelho, em viver o Evangelho, e que você também seja fiel! Sejamos fiéis ao anúncio da Palavra, sejamos fiéis a esta resposta: “Tu és o Messias”. E dizer que o Senhor é o Messias é dizer que Ele é o Senhor, que Ele é o Salvador e que a nossa fé está n’Ele. Que a nossa fé esteja em Nosso Senhor! E vamos dar a nossa resposta com a nossa vida, amando-nos uns aos outros.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!