02 Feb 2023

Deixe a luz de Jesus iluminar o seu coração

“Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: ‘Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel’ O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: ‘Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações’” (Lucas 2,27-35).

A Liturgia de hoje celebra a festa da Apresentação do Senhor. Quarenta dias depois do Seu nascimento, o Senhor é apresentado no templo. É a festa da luz, porque Jesus é apresentado no templo por José e Maria, e é reconhecido por Simeão como a luz do mundo para iluminar as nações, como diz o Evangelho de hoje.

E ao chegarem, encontraram Simeão que se alegra. Simeão se alegra por encontrar Jesus e O apresenta, profetizando sobre Ele como a luz que ilumina as nações e a glória do povo de Israel.

Enquanto nós pudermos nos expor a essa luz que é Jesus, permitamos que Ele ilumine o nosso coração

Neste dia, também celebramos a festa de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz, porque é Maria quem apresenta a luz que é Jesus ao mundo. Ele é, portanto, a luz que ilumina o mundo, libertando-o das trevas do pecado.

O pecado que envolvia o mundo em trevas; agora, Jesus pode iluminar esse mundo. Por isso que Ele será causa — como diz Simeão — de queda e de reerguimento para muitos, porque a luz expõe aquilo que está oculto, a luz clareia e revela as ações, sejam elas boas como também más.

A luz revela aquilo que está oculto no coração do homem, e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Por isso, meus irmãos, enquanto é tempo, enquanto nós pudermos nos expor à essa luz que é Jesus, permitamos que Ele ilumine o nosso coração, tanto para que sejam clareadas as boas ações quanto para que as maldades que existem no coração possam ser reveladas e assim corrigidas.

Que nós possamos corrigir as maldades que existem no nosso coração, para que, no final da nossa vida, Jesus seja causa de reerguimento para nós, reerguimento para o céu, e não de queda.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.