25 Jan 2023

Dê passos em direção à verdadeira conversão

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Marcos 16,15).

Esse trecho do Evangelho, hoje, na festa de São Paulo, a conversão de São Paulo (celebramos isso) diz muito. Porque São Paulo foi a expressão dessa realidade, ele pôde, com a sua vida, evangelizar todos aqueles para os quais o Senhor o enviava.

Mas vamos olhar para a história de São Paulo. Primeiro: Saulo, que ia de igreja em igreja perseguindo os cristãos e, depois do seu encontro com Cristo, Paulo ia, de cidade em cidade, proclamando a fé na pessoa de Jesus.

Vejamos, Saulo pediu cartas para as sinagogas de Damasco, para prender os cristãos que professavam a fé em Jesus Cristo; depois do seu encontro com Cristo, em sua vida, Paulo escreveu — temos quatorze cartas pregando e animando os cristãos daquelas comunidades que ele fundava.

Saulo era de Tarso, Paulo se tornou do mundo inteiro. Só estou dizendo essas realidades para que você perceba o que acontece com uma pessoa depois que ela encontra o Cristo. Depois que ela se deixa encontrar pelo Cristo, tudo que era velho passou, tudo o que ela trazia antes, agora, é usado para o Reino de Cristo. Isso é o que acontece com o coração que se deixa encontrar por Ele.

Conversão é mudar a mente, é mudar o coração, é mudar o rumo da vida

Hoje, nós celebramos a conversão de São Paulo, e a conversão não é simplesmente mudar de atos, mudar comportamentos — “Eu bebia e agora não bebo mais”—, mas é: “Eu bebia, era um alcoólatra, mas agora bebo do cálice do Senhor”.

A conversão é assumir realmente uma nova vida, não é só mudar comportamentos, atitudes, mudar de religião; conversão é mudar a mente, é mudar o coração, é mudar o rumo da vida, é fazer com que tudo agora ganhe um novo sentido, ganhe uma nova direção.

E foi isso o que aconteceu na vida de São Paulo, antes era Saulo, mas se tornou, por graça de Deus, o apóstolo dos gentios, aquele que percorreu inúmeras cidades e fundou várias comunidades.

E, hoje, podemos ter acesso ao seu patrimônio espiritual, à sua riqueza espiritual, não por conta da sua intelectualidade, porque ele era inteligente, era um homem versado na Lei, era um homem bem instruído. Não! Mas por causa do maior tesouro que Paulo possuía: o seu encontro pessoal com Cristo. No caminho de Damasco, ele experimentou a sua vida transformada pelo fenômeno (Jesus Cristo) que pode mudar a minha vida e a sua vida. Não só algumas atitudes, mas pode nos transformar por inteiro e nos converter completamente para o Seu Reino.

Peçamos a intercessão de São Paulo, para que também nos convertamos e voltemo-nos de coração, de mente e de alma para o Senhor.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.