04 Apr 2023

De coração aberto, volte para os caminhos do Senhor

“Estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: ‘Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará’. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando” (João 13,21-22).

Jesus é Aquele que nos conhece profundamente. É engano pensar que podemos esconder algo d’Ele. Das outras pessoas até podemos sim esconder, mas de Deus não; d’Ele não escondemos nada.

O Senhor conhece o mais íntimo de nós. Vai dizer o Salmo que Ele nos sonda profundamente. E é justamente por Ele saber tudo de nós, nos conhecer em profundidade, que Ele não desiste de nós mesmo.

Mesmo sabendo dos nossos pecados, das nossas maldades, das nossas más intenções, das nossas inclinações para o mal — que se ocultam no nosso interior —, Ele não desiste de nos oferecer a salvação. E o Senhor que quer nos salvar, denuncia as nossas faltas: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”.

Às vezes, a ação de Deus para nos salvar será justamente a ação de denunciar o nosso erro. Não no intuito de nos expor, não é isso, pois Deus não expõe ninguém, não é essa intenção, mas no intuito de sermos despertados, de tomarmos consciência de que estamos no mau caminho.

Volte para o Senhor, reconsidere o seu caminhar e volte de todo o coração para Ele

A ganância, os maus desejos em possuir, de ter poder nos põe lentamente em caminhos dos quais nós precisamos despertar, precisamos voltar. E Jesus é o servo de Deus profetizado pelo profeta Isaías, que tem essa palavra afiada como uma espada, como uma flecha, capaz de penetrar os corações mais endurecidos, revelando as nossas incoerências, as nossas faltas e as nossas traições.

Os discípulos, ao ouvirem de Jesus: “Um vós me entregará”, ficaram desconcertados, porém, mesmo num desconcerto, Judas não foi capaz de reconsiderar a sua traição, mesmo com todas as investidas de amor de Jesus. Porque o nosso Deus é um Deus que quer, a todo o custo, nos salvar.

Mesmo com todo esse apelo ao coração de Judas, com esse convite para que ele se recorde de tudo que havia vivido com Jesus ao seu lado, para que ele reconsiderasse a sua atitude. Judas se fechou, se desviou, algo endureceu o seu coração, o seu interior, obscureceu a sua mente, e assim ele não foi capaz de mudar a sua decisão de entregar, de vender Jesus por algumas moedas.

Nós também, constantemente, traímos o Senhor. Com o nosso pecado, nós O entregamos, nós O vendemos por bem menos. Contudo, o Senhor continua a fazer o seu apelo de salvação. É também a nós que Ele continua a investir o Seu amor, o Seu coração arde desejando que nós voltemos para Ele, que tomemos consciência da nossa falta, que nós tomemos consciência do caminho errado que nós pegamos e com isso nós reconsideremos e voltemos.

Por isso, meus irmãos, esse tempo, essa semana, é tempo de tomarmos consciência dos caminhos errados que nós pegamos. Volte para o Senhor, reconsidere o seu caminhar e volte de todo o coração para Ele.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.