09 Feb 2022

Cristo quer purificar o seu coração

“Naquele tempo, Jesus lhes disse: ‘Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração?’ Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: ‘O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo’” (Marcos 7,18.20-22).

Jesus é o cardiognosta, e essa palavra significa: conhecedor dos corações. Jesus, hoje, quer entrar na casa do nosso coração para nos tornar puros, mas a partir de dentro, não a partir de fora. O texto continua aquela mesma temática que falávamos ontem sobre os rituais de purificação que os mestres da Lei e os fariseus estavam acostumados a fazer. Vamos deixar Jesus entrar e ver o que tem dentro de nós.

Muitas coisas estão dentro de nós, algumas coisas estão adoecendo a nossa relação com Deus, a nossa relação com os outros e a nossa relação com nós mesmos. Vamos deixar que Jesus olhe dentro de nós! Não nos escondamos, porque Jesus é conhecedor dos corações, Ele sabe o que está em mim e o que está em você.

Jesus quer entrar na casa do nosso coração para nos tornar puros, mas a partir de dentro

Quando olhamos para esse texto, também queremos ver dentro de nós se existem essas realidades que estão adoecendo o nosso coração. Vejamos: Más intenções: o que, de fato, o meu coração quer? O que, de fato, você deseja no seu coração? Imoralidades: o que agride a lógica do Criador? O que fere o princípio do Criador? Roubos: o que agride o outro nas suas posses? Aquilo que não é meu, que eu não tenho o direito de me apossar dessas coisas. Assassinatos: o que agride a vida do outro? O que agride a integridade total e plena do outro? Adultérios: o que agride o outro lado da aliança (a aliança feita de duas pessoas). O que agride essa outra pessoa? Ambições: querer ter mais do que eu preciso. Maldades: desejar mesmo o mal para alguém. Fraudes: olho gordo, inveja do que o outro tem. Falta de juízo, ou seja, não saber separar o bem do mal.

Veja, aqui, um exame profundo de coração, um exame detalhado do coração que, muitas vezes, não vai sair nesses exames de coração tradicional, vai sair quando eu e você nos colocarmos diante de Jesus, porque isso aqui toca a nossa vida de santidade, isso aqui toca realidades interiores que, muitas vezes, nós escondemos, não detectamos, porque não queremos ver, não queremos tocar nessas realidades que estão adoecendo o nosso coração. Mas, hoje, Jesus, o cardiognosta, o conhecedor dos corações, quer olhar para mim e para você e nos ajudar a reconhecer essas realidades dentro de nós, para que o nosso coração volte novamente à vida, volte a pulsar no ritmo da santidade, para que Deus seja glorificado nas nossas vidas.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.