20 Jun 2022

Corrija o seu coração em primeiro lugar

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Não julgueis, e não sereis julgados’. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mateus 7,1.3.5).

Palavra dura, meus irmãos! Palavra exigente, porque, muitas vezes, nos perdemos na vida do outro e esquecemos o nosso próprio caminho, esquecemos do nosso caminho pessoal de conversão.

Porque, muitas vezes, o outro é para nós o espelho das nossas verdades, muitas vezes, o outro chama a nossa atenção porque acabamos vendo nele aquilo que está escondido dentro de nós.

O erro é de pensar, muitas vezes, que o que nós vemos na outra pessoa seja um mal, seja uma falha, um defeito e não conseguir enxergar isso em nós — “Não! Isso está em mim! Aquilo que eu vejo no outro também pode estar escondido dentro de mim”.

Cuidado com seus critérios de julgamento, porque eles podem esconder as imperfeições que você tem dentro do seu coração

Existe um mecanismo de defesa do nosso ego que, na psicologia, chamamos de “projeção”. A projeção é quando não consigo, conscientemente, lidar com algumas imperfeições minhas, e o que faço? Projeto ela nos outros, começo a ver no outro aquilo que não aceito em mim, aquilo que ainda em mim não está integrado, não está redimido. Então, é um trabalho tanto da psicologia, mas também espiritual. Porque precisamos fazer essa junção dentro do nosso “eu”.

O julgamento que nós temos forte em relação aos outros, muitas vezes, pode revelar essa não aceitação das mesmas coisas que estão dentro de nós. Muito cuidado com a sua rigidez, muito cuidado com os seus critérios de julgamento, porque, muitas vezes, eles podem camuflar e esconder as imperfeições que você tem dentro do seu coração.

Por isso, a necessidade de nos reconciliar com quem somos. O Filho de Deus, justamente, veio à Terra para reconciliar o nosso coração com o coração de Deus, mas também nos reconciliar com nós mesmos.

São João Paulo II, quando começou seu Pontificado, escreveu uma belíssima encíclica chamada “Redemptor Hominis” (O Redentor do homem); e ele dizia que o homem que quiser compreender a si mesmo, precisa se aproximar de Cristo. Então, aproximemo-nos de Cristo porque ali vamos compreender quem somos de verdade, por isso, as nossas misérias interiores precisam ser apresentadas ao Senhor.

A Palavra de Deus é muito clara: tire primeiro o mal de dentro de você, corrija em você aquilo que deseja tanto corrigir nos outros, e, depois, o mundo à nossa volta vai ser transformado. Primeiro, em mim, depois, nos outros.

Vamos pedir que a Palavra de Deus possa iluminar o nosso interior, fazer-nos ter contato com as nossas misérias, imperfeições e fragilidades, para que, uma vez restaurados, sejamos instrumentos mais benévolos na vida dos nossos irmãos.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.