12 Jun 2020

Busquemos a pureza, para que o nosso ser viva na verdade

“Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno” (Mateus 5,29).

A linguagem de Jesus, hoje, pode parecer muito dura para nós, mas, ao contrário, é reconfortante. A Palavra de Deus é direção para nós.

Hoje, olhamos a situação de nossas doenças e enfermidades no tempo em que estamos. Muitas vezes, uma pessoa tem uma parte do seu corpo com câncer, e precisa arrancar aquela parte para que o corpo inteiro não seja contaminado com aquele câncer, para que não se espalhe por todo o organismo. Sabemos a consequência drástica que é para a saúde de muitos de nós quando o câncer já está avançado.

Da mesma forma, é o que Jesus está dizendo com o câncer do pecado, que, muitas vezes, consideramos pequeno, mas não é. Se o nosso olho está se desviando, está impuro, não é só o olho que fica impuro, mas o corpo inteiro, porque a mensagem vai para todo o corpo.

Se é nossa mão que está nos levando a pegar o que não nos pertence, o que não se deve, se é nossa mão está nos tornando agressivos, é o nosso ser inteiro que está.

É preciso buscar a pureza de todo o coração para que o nosso ser viva na pureza e na verdade

O que Jesus está dizendo é que precisamos nos purificar por inteiro. Purificar a mente, o olhar, o pensar, o falar, o agir e o fazer para que o nosso corpo inteiro, para que o nosso ser inteiro, o nosso homem inteiro não esteja no pecado.

Então, de fato, é melhor corrigir aquele membro que está em nós, que nos leva a pecar do que todo o corpo se perder.

Se Jesus vai passar por cada um dos nossos membros, pense, por exemplo, naquilo que a língua faz. Alguém diz: “Eu não consigo segurar a minha língua”. Consegue! Você precisa querer, esforçar-se e usar a chamada “violência evangélica”. O que é a violência evangélica? É a penitência, é ser firme naquilo que sai da sua boca, ser firme naquilo os olhos estão buscando, ser firme naquilo que os seus ouvidos estão ouvindo, porque de todos os lados podemos deixar o mal entrar e penetrar em nosso interior.

Aquilo que você escuta não fica nos ouvidos apenas. Quem dera! Se deixamos os ouvidos abertos, sabemos que desce para o corpo inteiro, vai para a mente e desce para o coração. E sabemos o estrago que tantas coisas que entraram pelos nossos ouvidos produziram em nós. Do mesmo modo as coisas que penetram o nosso olhar e assim por diante.

Para viver a pureza, ninguém comete adultério só porque ficou com outra pessoa. Só acontece quando permitimos no olhar, no ouvir, no falar e assim por diante, e isso vale para toda e qualquer situação da vida. Por isso, é preciso buscar a pureza de todo coração para que o nosso ser viva na pureza e na verdade.

Deus abençoe você!      

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.