04 Dec 2022

Busque uma conversão profunda para receber o Senhor

“Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: ‘Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo’” (Mateus 3,1-2).

Neste segundo Domingo do Advento, neste tempo do Advento, temos um padrinho espiritual especial: João Batista. Porque ele preparou o caminho do Senhor, a vinda d’Ele. A primeira vinda foi precedida por esse grande profeta, esse grande homem de Deus.

Meus irmãos, esse homem surgiu lá no deserto da Judeia e pregava um batismo de conversão. Ele apontou para o Cristo, mas, preparando o caminho para o Cristo, convocou o povo de Deus, convidou a todos a uma conversão profunda, não uma conversão rasa, não uma conversão mais ou menos, e sim uma conversão profunda para receber o Messias, para receber Jesus, o Senhor.

E João Batista aproveitou aquela ocasião em que fariseus e escribas também iam até ele. Saduceus e fariseus iam até João Batista para serem batizados, só que ele percebeu que era apenas um rito que queriam passar e não viver uma conversão, de fato, profunda e interior.

Busquemos uma conversão profunda para receber o Rei dos reis na nossa casa

Meus irmãos, neste tempo do Advento, nos preparando para o Natal do Senhor, a nossa conversão tem de ser profunda, a vivência da nossa fé precisa ser profunda.

Acredito que muitos já preparam o seu presépio, a árvore de Natal e tantos enfeites, mas precisamos preparar o presépio do nosso coração para receber Jesus, precisamos preparar a árvore do nosso coração para receber Jesus; “enfeitar”, colocar os detalhes, pedir a graça ao Senhor da humildade, da alegria e do serviço.

Quais são os enfeites espirituais que nós precisamos ter no nosso presépio? Façamos um bom exame de consciência, façamos uma revisão da nossa vida, acolhamos o chamado de Deus, que vem através de João Batista e da Igreja: preparai o caminho do Senhor, convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo.

Meus irmãos, Nosso Senhor está nos dando o tempo para a conversão, não percamos tempo!

Em vários lugares, o comércio também fecha para balanço, precisamos também fechar para balanço, entrar em nós mesmos e perceber: “Preciso mudar aqui”, “Preciso mudar ali”, “Preciso ajeitar a casa do meu coração para receber Jesus”. Façamos isso, busquemos uma conversão profunda para receber o Rei dos reis, o Senhor dos senhores na nossa casa.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.