05 Aug 2023

Assuma, com coragem, a missão de ser um profeta de Cristo

“A fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: ‘É João Batista, que ressuscitou dos mortos, e por isso os poderes miraculosos atuam nele’. De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João tinha dito a Herodes: ‘Não te é permitido tê-la como esposa’. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta” (Mateus 14,1-5).

Ao recebermos a graça do batismo, também recebemos a graça e a missão de sermos profetas. Quem é batizado recebe em si também um chamado de profetismo, de ser profeta; profeta que anuncia a Boa Nova do Reino de Deus, mas que também denuncia as injustiças e as incoerências de uma vida distante da vontade de Deus. Ou seja, todos nós batizados somos chamados a anunciar a Boa Nova, mas também a denunciar as injustiças.

Sabemos, porém, que todo anúncio e denúncia provocam incômodo. Os profetas incomodaram, e Jesus também incomodou muita gente! Um que se incomodou com as atitudes de Jesus — ouvimos no Evangelho de hoje — foi o governador Herodes. Antes, ele já havia mandado matar João Batista, justamente porque este o havia incomodado com o seu profetismo e suas denúncias. Agora, surge Jesus com as ações que mexiam com as atitudes perversas de Herodes e de seus companheiros naquele tempo.

Precisamos anunciar, precisamos assumir com coragem a missão que nós recebemos com a graça do batismo

O texto do Evangelho de hoje, embora relate aqui a situação de desconforto de Herodes, tem como objetivo mostrar o que está por vir na vida de Jesus e dos Seus discípulos: muita perseguição, muitas ameaças, intimidações, violência e morte. Esses são os desafios da missão de ser profeta, de anunciar a Boa Nova, de denunciar as injustiças. Esses são os desafios que estão presentes na vida de todo aquele que quer ver o Reino de Deus acontecer.

Portanto, a Liturgia deste dia apresenta-nos os caminhos para enfrentarmos esses desafios e nos encoraja para a missão. Não podemos ter medo de anunciar a Boa Nova! Não podemos nos calar diante das injustiças, ainda que sejamos ameaçados, ainda que sejamos martirizados. Precisamos anunciar, precisamos assumir com coragem a missão que nós recebemos com a graça do batismo.

Os “Herodes” sempre vão existir. Assim como existiu no tempo de Jesus, existirão também no nosso tempo. Mas é preciso que haja também profetas, é preciso também que haja pessoas de coragem, que não se calem, pessoas que não tenham medo de viver a Boa Nova do Reino dos Céus e de anunciar e denunciar as injustiças. Assumamos com coragem a nossa missão!

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.