11 May 2024

Transmita a linguagem da verdade com coragem e destemor

Naquele tempo, disse Jesus: Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. (Jo 16,25)

Falar em figuras e falar claramente são duas expressões que aparecem no Evangelho de hoje, e sobre as quais eu quero me deter. 

Falar em figuras, do grego paroimia, é explicar algo de um modo enigmático, figurativo, fora do modo usual, uma verdade didática. Jesus adotou esse tipo de linguagem com os Seus discípulos muitas vezes. Há quem pense que dizer a verdade do Evangelho a alguém seja despejar toda a Doutrina sobre a pessoa, toda a catequese cristã, toda a sã teologia. Muita calma nessa hora! Você pode pôr tudo a perder, inclusive perder a pessoa que você quer evangelizar. Mas Padre, a verdade não liberta? Claro que sim, é verdade! Mas dizer certas coisas para alguém que está começando a sua caminhada pode arruinar para sempre a sua adesão a Cristo. Por isso, em alguns contextos, é preciso falar em figuras.

Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai

A segunda expressão “falar claramente” do grego parrhesia, é bem conhecida de todos nós, é dizer com liberdade, com franqueza, com exatidão, é um passo seguinte na evangelização de alguém. É o que Jesus fez com Seus discípulos, tudo no seu devido tempo. Dizer uma verdade com coragem e destemor não exclui saber para quem se está dizendo aquela verdade e a forma como se diz essa verdade. Por isso, por favor, os pregadores, os anunciadores da palavra, levantem os olhos, olhem para as pessoas que estão diante de vocês quando estiverem pregando, porque nem todos estão prontos para receber um anúncio claramente, alguns precisam de tempo e precisam de uma didática, por isso Jesus foi sempre muito pedagógico com seus discípulos; em momentos, falando em figuras, em momentos, falando abertamente com eles.

Que o Senhor nos dê esta sabedoria na obra de evangelização.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.