“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo'” (Lucas 1,26-38).
A Anunciação do Senhor e os Anjos
Devoção aos anjos
Irmãos e irmãs, hoje celebramos a solenidade da anunciação do Senhor. Então, neste dia, que o nosso coração seja conduzido por essas experiências, a experiência de Nossa Senhora, que é parte da nossa espiritualidade também, a devoção, mas também a escuta aos anjos, a doutrina dos anjos. Tenhamos, então, a coragem de também recorrer a esses amigos que caminham conosco. Temos o nosso anjo da guarda, mas também devemos nos recordar dos arcanjos, sobretudo a presença de São Gabriel. Não nos esqueçamos também de São Miguel e São Rafael.
São Gabriel: O Anjo da Palavra
São Gabriel, por excelência, é o anunciador, o anjo da Palavra de Deus. Peçamos a ajuda dele todas as vezes que entrarmos em contato com a Sagrada Escritura, por exemplo; neste momento em que escutamos esta homilia, pois é da Palavra de Deus que nós estamos falando. São Gabriel também nos ensina a acolher os mistérios que a Palavra de Deus tem, constantemente, a nos revelar.
A Solenidade da Anunciação
E nessa experiência de hoje, da solenidade da anunciação do Senhor, nós vemos um termo interessante com o qual São Gabriel se direciona a Virgem: cheia de graça. “Alegra-te, cheia de graça”, ou também em algumas traduções, “agraciada”. Deus a fez assim, Deus quis Maria dessa forma, cheia da presença d’Ele, plena da presença d’Ele, plena de graça. E essa, que é cheia de graça, recebe a anunciação do Filho de Deus que virá a este mundo e habitará o ventre de Maria. Deus põe as mãos no ventre de Maria e, ali, é gerado o Seu Filho.
Moldados por Deus
Essa experiência que eu disse das mãos nos faz recordar o livro do Gênesis quando o ser humano é moldado do barro. O capítulo segundo é moldado. Também nós, constantemente, podemos ser moldados por Deus; e após sermos moldados pelas mãos do Senhor, Ele sopra, e Seu sopro tem vida, que nos faz seres viventes.
O projeto original de Deus
Talvez, até aqui, você tenha caminhado como alguém sem vida, como alguém sem o sopro de vida, como alguém que caminha sem a presença do Espírito Santo. Então, que nessa solenidade da anunciação do Senhor, também nós tenhamos essa graça de sermos moldados segundo o coração de Deus, moldados segundo aquilo que Ele pensou para nós desde toda a existência. Desde quando Ele nos pensou, Ele nos pensou com um projeto original.
Caminhando com os anjos
Que caminhemos com a intercessão de Nossa Senhora e dos santos anjos, segundo o projeto original de Deus para a nossa vida.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!