01 Dec 2024

Acorde!

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida'” (Lucas 21,25-34).

Meus irmãos e minhas irmãs, sejam muito bem-vindos aqui ao nosso canal! A minha saudação a todos que nos acompanham, também àqueles que estão em outros países como Portugal e outros irmãos que acompanham a homilia diária.

Sinais no sol, na lua, nas estrelas. Nós estamos na temática do Advento. Hoje, então, é o primeiro Domingo do Advento, o tempo de preparação para o Natal do Senhor. Como eu disse: sinais no sol, na lua, nas estrelas, barulho do mar e das ondas. As forças do céu serão abaladas.

Coisas catastróficas envolvendo as forças da natureza criada. Aqui, na verdade, é um modo do autor sagrado chamar a atenção de todos os cristãos para o estilo de vida que estão vivendo.

Acordemos o nosso coração

Chamar a nossa atenção para a forma como nós estamos vivendo a nossa vida cristã. Na verdade, é um chacoalhão que o autor sagrado nos dá. Deus não nos quer na superficialidade, e é justamente esse o propósito do tempo de Advento, acordar-nos do sono das distrações, dos prazeres, do fascínio deste mundo, da insensibilidade causada, muitas vezes, pela embriaguez e, como diz o texto, pela gula e pelas preocupações vãs.

Nós devemos estar sempre prontos. As coisas importantes da nossa vida vão acontecendo no improviso, de uma hora para outra. E nós precisamos estar prontos e vigilantes.

Há um termo interessante no Evangelho de hoje: aporia, que significa perplexidade ou confusão, indecisão. Esse é o estado de quem não vive na vigilância constantemente. Muitos serão confundidos, nos fins dos tempos, por causa desse esfriamento na fé, na oração, na intimidade com Deus. Por isso, muitas vezes, as manifestações de Deus vão causar perplexidade.

Ouso dizer que haverá cristão que, nem mesmo se a lua caísse, eles acordariam do torpor em que vivem hoje, a cegueira na qual estão vivendo a própria vida.

Quem, do contrário, vive na expectativa do Senhor que vem, colherá bons frutos, verá o cumprimento das promessas, provará da justiça Divina.

Por isso acordemos o nosso coração para Cristo, preparemo-nos bem para a chegada do seu Natal.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.