18 Dec 2020

Acolhamos a Maria em nossa vida

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,20).

Pense você que não foi fácil para José, naquele primeiro momento, acolher a Virgem Maria, porque Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo. É o Espírito de Deus que n’Ela realizou a obra divina mais extraordinária, mais extraordinária ainda do que a própria criação.

Aqui é um novo paraíso, uma nova humanidade que nasce; e ela nasce no ventre de Maria. Agora não é só Deus que cria criaturas como criou todo mundo e todo o universo, mas é mais do que isso, é o Seu Filho eterno que se torna criatura humana no ventre de uma criatura humana: a Bem-aventurada Virgem Maria.

Estamos contemplando um milagre, mas não é um milagre pequeno, é o milagre mais sublime da nossa fé. Estamos olhando para Maria e Ela se torna o templo da graça, o lugar da ação de Deus.

Talvez, tenhamos permitido que as coisas se tornassem muito simplórias e reduzidas em nossa vida, além disso, tenhamos perdido ou nunca tenhamos tido a capacidade de contemplar os mistérios da ação de Deus na nossa vida, na vida da humanidade.

Maria se torna o templo da graça, o lugar da ação de Deus

Quando paro para contemplar o mistério da encarnação, fico estupefato porque é a nova criação, é a criação sublime de Deus. É Deus quem aposta tudo no novo paraíso, e esse novo paraíso tem nome, pois é o ventre de Maria.

Que ação sublime, divina e magnífica na qual a vida inteira aqui na Terra é muito pouco para que possamos contemplar tamanho mistério e grandeza de fé. Como José não pôde, num primeiro momento, penetrar o mistério porque não tinha conhecimento, ele submete-se à vontade de Deus para poder n’Ele entender o que se passa.

Que beleza como Deus se revela nos sonhos de José! “José, não tenha medo de receber Maria, porque Ela concebeu por ação do Espírito”. E agora José, que é avisado por um anjo, também passa a contemplar esse mistério sublime, passa a participar cuidando e protegendo Aquela que é o templo da nova humanidade, Aquela que é o novo paraíso que nos trouxe o novo Adão, Jesus, Nosso Salvador.

Que possamos acolher a Maria em nossa vida, para contemplarmos n’Ela o mistério de redenção e salvação que Deus realiza na humanidade.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.