30 Jan 2022

A ação de Deus ultrapassa todos os limites

“E diziam: ‘Não é este o filho de José?’. ‘Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio’” (Lucas 4,22.24-26).

Nazaré é a pátria de Jesus, e o Profeta não é bem aceito na Sua terra, não só na Sua terra, mas também na Sua carne, na Sua identidade e na Sua pessoa. Eles se escandalizaram porque Jesus tem uma carne semelhante a nossa, Jesus é homem como nós. Eles não aceitam o Messias nos moldes de Jesus. É aquela nossa velha mania do espetáculo, porque a simplicidade com que o Messias se revela não agrada o coração dos Seus compatriotas.

Não podemos desconsiderar as coisas simples da nossa vida, porque são nelas que Deus age. São nessas coisas simples do nosso cotidiano que Deus age. Ele estava ali, presente em Jesus de Nazaré, que cresceu e viveu no meio do Seu povo e da Sua gente.

Deus agiu na vida daquela viúva, agiu na vida daquele sírio para mostrar que a ação d’Ele não conhece limites

Nosso fechamento mental de quem pensa estar mais perto das coisas de Deus. Os parentes de Jesus não consideravam n’Ele a presença do Messias, eles consideravam possuir Jesus, porque, muitas vezes, aqueles parentes saíram para agarrar Jesus dizendo que Ele estava louco, e pretendiam amarrar, segurar Deus.

Deus, às vezes, age naquilo que está mais longe, e não no que está perto, porque, muitas vezes, Deus tem uma forma de agir na nossa vida que desconhecemos, porque vai além daquilo que pensamos, vai além daquelas realidades que imaginamos na nossa cabeça muito fechada.

Vejam vocês: uma viúva em Sarepta e Naamã, o sírio eram pessoas que estavam totalmente fora daquilo que era o ambiente judaico, mas ali Deus agiu. Deus agiu na vida daquela viúva, agiu na vida daquele sírio, curando-o da sua lepra para mostrar que a ação d’Ele não conhece limites. E a ação de Deus vai muito mais além do que nós podemos imaginar. Alguém em crise está sempre disposto a ser salvo da sua situação.

Fome e doença. A viúva estava passando fome, Naamã estava doente. Realidades da fragilidade humana, realidades que talvez façam parte da sua vida. Esteja você passando necessidades, esteja acamado, enfrentando uma enfermidade, enfrentando a covid-19, são fragilidades humanas nas quais Deus age.

Não temos o direito de pretender nada, mas devemos acolher tudo como um dom de Deus, porque o dom de Deus extrapola a nossa humanidade, ele vai muito mais além do que podemos imaginar.

Permita que Deus surpreenda você hoje. Permita que Deus, hoje, com a Sua graça, ultrapasse as suas expectativas, que Ele fale no seu coração e aja na sua vida.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.