A responsabilidade de quem conhece a verdade
No Evangelho de Lucas 10,13-16, o Senhor vai nos falar o seguinte:
Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de silício e sentando-se sobre cinzas. Quem vos escuta, a mim escuta, e quem vos rejeita, a mim despreza, mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
Memória de Santo André de Soveral e seus companheiros
Hoje, comemoramos a memória de Santo André de Soveral e seus companheiros. Mártir, brasileiro canonizado no ano de 2017, que deu a sua vida com fidelidade à fé cristã. É um santo brasileiro, ele e seus companheiros. E essa memória nos recorda o seguinte: quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita.
Esse evangelho fala da responsabilidade, ou seja, quanto mais alguém recebeu de Deus, mais ouviu, mais viu e mais foi amado. Maior também é o seu chamado à conversão e à fidelidade. Aqui está o coração do Evangelho de hoje.
A quem muito foi dado, muito será cobrado. Ou seja, a exigência daquele que conhece é a verdade. É preciso fidelidade, meu irmão, minha irmã! Uma vida de conversão, uma vida de santidade, uma vida de entrega a nosso Senhor. Nós não podemos viver a nossa vida com meio termo, ou seja, ou eu sou de Jesus ou eu não sou de Jesus; ou eu aceito Jesus, ou eu rejeito Jesus.
Sem meio termo: uma vida entregue ao Evangelho
Esses homens de Deus, que foram mártires da fé, doaram a sua vida, ou seja, permaneceram na vontade de Deus. Não viveram uma vida de duplicidade, mas uma vida entregue ao Evangelho.
O que mais nós vemos, nos tempos de hoje, é essa duplicidade dentro do cristianismo, por medo de sofrer retaliações, perseguições, prisões. Mas, meu irmão, minha irmã, quem dá a vida a nosso Senhor não pode mais voltar, ou seja, mesmo que precise dar a vida até o sangue, é preciso permanecer fiel, porque Deus é fiel.
A fidelidade abre as portas para a eternidade
É preciso ter responsabilidade. É preciso ter até mesmo idoneidade dentro daquilo que foi a sua resposta. Você não é obrigado; você é livre, mas, uma vez que livremente você deu a sua vida para nosso Senhor, não volte mais atrás.
Seja fiel, como esse santo mártir que nos ensina que a fidelidade abre as portas para a eternidade.
Que Santo André de Soveral e seus companheiros nos abençoem em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!