06 Aug 2025

A predileção

A Missão Contida na Escolha

Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência, sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus. Eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte que Jesus iria sofrer em Jerusalém (Lucas 9,28b-36).

A Transfiguração de Jesus: Graça e Escolha

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, é dia da festa da Transfiguração do Senhor. Jesus é o protagonista inicial do evento da transfiguração.

Ele toma a iniciativa para deixar claro que ninguém tem o dom de conhecer o rosto glorioso de Deus, se isso não for concedido por graça.

A glória de Deus quis habitar naquela montanha ali. A glória de Deus quer habitar nos nossos templos, nos nossos locais de culto. A glória de Deus quer habitar nosso coração.

Um chamado que compromete

Tudo isso é graça, é iniciativa divina. Nós não merecemos. Aparecem também, além de Jesus, protagonista inicial, três espectadores: Pedro, Tiago e João.

Esses três que, na verdade, deverão aprender a passar dessa condição de espectadores para portadores das revelações divinas.

Os três são privilegiados por serem colocados em momentos muito especiais da vida de Jesus. Nós vamos ver isso em outros textos, onde os três aparecem também com esse destaque. A predileção traz consigo uma missão.

É lindo dizer que nós somos escolhidos pelo Senhor, mas também nós temos que assumir o papel que essa escolha comporta. Os três foram introduzidos nesta teofania, nesta manifestação de Deus que não permite voltar atrás. A vida de Cristo é um itinerário, e um passo leva ao outro. Não dá pra voltar atrás. A vida de Jesus nos compromete.

As etapas necessárias da aliança

Temos ainda duas testemunhas: Moisés e Elias. Para chegarmos a Cristo, pleron, a plenitude, foi preciso passar por outras etapas da aliança, representadas aqui por Moisés e Elias. Não há como pular etapas. Existem coisas na nossa vida que são necessárias para chegarmos até Deus. Ninguém fica santo da noite para o dia.

A voz do Pai e o rosto a ser revelado

É preciso assumir certas etapas do amadurecimento na lei de Deus e na fé. Finalmente, o protagonista final, o pai, a voz do pai que apareceu dizendo: Este é o meu filho!

O pai, confirma o filho em Sua missão e nos exorta a escutar a Sua voz, para que nós também sejamos contados entre o número dos seus filhos.

O rosto de Deus foi revelado a todos nós. Agora, isso nos compromete. Nós temos uma missão de revelar este rosto de Jesus a muitas pessoas.

Sobre todos vós, desça a benção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.