08 Dec 2023

A exemplo de Maria, não tenha medo de receber a graça de Deus

“O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus’.” (Lucas 1,30-35)

Celebramos, hoje, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Maria, entre todas as mulheres desta terra, foi agraciada por Deus. Compreendemos isso através da saudação do anjo que, ao visitá-la, disse-Lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”; depois, ele prossegue: “Não tenhais medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus”.

Maria, de fato, encontrou graça diante de Deus, Ela foi agraciada em vista de uma grande missão: a de ser a Mãe de Jesus Cristo, a Mãe do nosso Salvador.

E por ter sido escolhida para essa grande missão, Deus concedeu a Ela o singular privilégio de ser totalmente preservada do pecado original, ou seja, Maria foi concebida sem o pecado que todos nós herdamos pela desobediência dos nossos primeiros pais.

Maria foi preservada, portanto, Ela é a Imaculada Conceição. “Por graça e privilégio singularíssimo de Deus onipotente, em atenção aos méritos previstos de Jesus Cristo redentor, a Santíssima Virgem Maria foi preservada, imune de toda mancha de culpa original no primeiro instante de sua concepção”, assim nos afirma o Magistério da Igreja.

Maria, com o seu “sim”, colabora, de modo admirável, no projeto de salvação que Deus realizou n’Ela

Deus, em previsão, dos méritos de Jesus Cristo realizou a obra de salvação em Maria de um modo singular, fazendo com que Aquela que seria o primeiro Sacrário, a primeira morada da Santíssima Trindade, fosse um lugar também totalmente santo e digno de gerar Jesus Cristo, nosso Salvador.

O projeto de salvação em Maria acontece de uma maneira singular. Deus preservou Maria da mancha do pecado, Deus preservou Maria de ser atingida pelo pecado.

A oração da coleta deste dia, nos diz: “Ó Pai, pela Imaculada Conceição da Virgem, preparastes um lar digno para o teu Filho e, na expectativa da sua morte, preservaste-o de toda mancha do pecado”.

Deus, portanto, não concedeu um favor especial a Maria, criando-A sem pecado, mas Ele começou a fazer com Ela o que também deseja fazer com todos nós. Deus deseja também nos conceder a graça da santidade e da pureza, a graça também de sermos santos. Por isso, Maria, com o seu “sim”, colabora, de modo admirável, no projeto de salvação que Deus realizou n’Ela de modo admirável, mas deseja também realizar em cada um de nós.

Neste dia, peçamos a intercessão daquela que é a toda pura, a toda santa, Aquela onde não se vê mancha alguma de pecado. Peçamos que Maria nos ensine e ajude-nos a sermos santos.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.