08 Dec 2023

(Português do Brasil) A exemplo de Maria, não tenha medo de receber a graça de Deus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus’.” (Lucas 1,30-35)

Celebramos, hoje, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Maria, entre todas as mulheres desta terra, foi agraciada por Deus. Compreendemos isso através da saudação do anjo que, ao visitá-la, disse-Lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”; depois, ele prossegue: “Não tenhais medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus”.

Maria, de fato, encontrou graça diante de Deus, Ela foi agraciada em vista de uma grande missão: a de ser a Mãe de Jesus Cristo, a Mãe do nosso Salvador.

E por ter sido escolhida para essa grande missão, Deus concedeu a Ela o singular privilégio de ser totalmente preservada do pecado original, ou seja, Maria foi concebida sem o pecado que todos nós herdamos pela desobediência dos nossos primeiros pais.

Maria foi preservada, portanto, Ela é a Imaculada Conceição. “Por graça e privilégio singularíssimo de Deus onipotente, em atenção aos méritos previstos de Jesus Cristo redentor, a Santíssima Virgem Maria foi preservada, imune de toda mancha de culpa original no primeiro instante de sua concepção”, assim nos afirma o Magistério da Igreja.

Maria, com o seu “sim”, colabora, de modo admirável, no projeto de salvação que Deus realizou n’Ela

Deus, em previsão, dos méritos de Jesus Cristo realizou a obra de salvação em Maria de um modo singular, fazendo com que Aquela que seria o primeiro Sacrário, a primeira morada da Santíssima Trindade, fosse um lugar também totalmente santo e digno de gerar Jesus Cristo, nosso Salvador.

O projeto de salvação em Maria acontece de uma maneira singular. Deus preservou Maria da mancha do pecado, Deus preservou Maria de ser atingida pelo pecado.

A oração da coleta deste dia, nos diz: “Ó Pai, pela Imaculada Conceição da Virgem, preparastes um lar digno para o teu Filho e, na expectativa da sua morte, preservaste-o de toda mancha do pecado”.

Deus, portanto, não concedeu um favor especial a Maria, criando-A sem pecado, mas Ele começou a fazer com Ela o que também deseja fazer com todos nós. Deus deseja também nos conceder a graça da santidade e da pureza, a graça também de sermos santos. Por isso, Maria, com o seu “sim”, colabora, de modo admirável, no projeto de salvação que Deus realizou n’Ela de modo admirável, mas deseja também realizar em cada um de nós.

Neste dia, peçamos a intercessão daquela que é a toda pura, a toda santa, Aquela onde não se vê mancha alguma de pecado. Peçamos que Maria nos ensine e ajude-nos a sermos santos.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.