Se não vivo a paz com os meus irmãos, não tenho o sabor de Deus em minha vida
“(…) Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros” (Marcos 9,50).
No Evangelho de hoje, Jesus nos convida, em primeiro lugar, à prática da mortificação e da penitência. Mas não é a mortificação simplesmente para se mortificar, é para conceder sabor à nossa vida cristã. Não há vida cristã autêntica, sem a prática da penitência, sem revermos os nossos atos, atitudes; sem rever aquilo que fazemos e realizamos.
Muitas vezes, o nosso olhar não está focado. Então, olhemos! Direcionemos o nosso olhar. Muitas vezes, a nossa mão, o nosso corpo, os nossos pensamentos não fazem aquilo que é essencial, ou estão se perdendo.
Se a nossa mão nos leva a pecar; se ela se torna omissa; se a nossa mão se torna incontrolável usando controle remoto, computador, celulares, então, arranquemo-a. Vejo que, hoje, nos perdemos nas redes sociais o tempo inteiro, não conseguimos parar de teclar. Por vezes, nos perdemos no olhar, com aquela curiosidade mórbida, onde precisamos saber o que outro disse. É o tempo inteiro procurando nas redes sociais, simplesmente por curiosidade, e não podemos mais a conter.
Somos chamados a fazermos uma penitência, uma mortificação. Chamados a abrir mão daquilo que achamos que é essencial, porque não é essencial. Se nossos Smartphones (celulares) nos levas a pecar, fiquemos sem eles. É melhor entrar no Reino do Céu sem eles, do que termos dez celulares e irmos para o inferno.
Não nos deixemos perder neste mundo. Porque o que perdemos é o “sal”, o sabor da vida cristã. Pois estamos muito cheios de coisas mundanas direcionando a nossa vida e nos tornamos insosso. E para que serve um sal que está insosso, sem sabor, sem gosto? Serve para ser jogado fora, porque não serve para mais nada. Não percamos o sentido, o significado e o sabor da nossa vida cristã.
Vivamos em paz com os irmãos
Por último, além de recuperar o sabor (retirando aquilo que tira o sabor nós), vivamos em paz uns com os outros. Falando mal um dos outros nas redes sociais; combatendo as pessoas, criando guerras; nos colocando uns contra os outros, disseminando discórdias, fazendo tantas coisas contrárias e, muitas vezes, em nome da fé, dessa forma, como é que viveremos em paz e a promoveremos?
Viver a paz é mais importante do que aquilo que acreditamos, do que as nossas convicções. A paz nos coloca na presença de Deus e nos leva para Ele. Podemos conhecer a todos os mistérios de Deus, mas se não vivemos a paz com os nossos irmãos, não temos o sabor de Deus em nossa vida.
Deus abençoe você!