02 Feb 2024

(Português do Brasil) Permita que a luz de Jesus ilumine a sua vida

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor’” (Lucas 2,22-23)

Na celebração de hoje, experimentamos a plenitude daquilo que nós celebramos no Natal do Senhor. Quarenta dias depois, o Menino Jesus é levado pelos pais ao templo, como prescreve a Lei do Senhor.

A festa de hoje que celebramos, a festa da Apresentação do Senhor, também é conhecida como a festa da Luz. Isso porque Jesus, ao ser apresentado no templo pelos seus pais, é reconhecido por Simeão como ‘a Luz do mundo’ e, de fato, Jesus é a luz do mundo, Simeão profetizou corretamente. Jesus veio para iluminar as nações — como diz o Evangelho de hoje —, veio para iluminar a nossa vida. Jesus é a esperança de libertação, não só do povo de Israel, mas de toda a humanidade!

Simeão, que era um homem justo e piedoso, aguardava, com muita esperança, a consolação de Israel; e, nesse dia, impulsionado pelo Espírito Santo, Simeão também vai ao templo e tem a graça de contemplar Jesus Cristo, a luz do mundo, a esperança de Israel, o consolador de Israel, mas também o consolador de nossa vida.

Jesus é apresentado como a luz para iluminar as nações e a glória de seu povo Israel, e Ele veio também para iluminar a nossa vida.

Colocar-se no caminho da luz é também reconhecer as coisas que precisamos abandonar neste mundo

Nesse dia, também celebramos Nossa Senhora das Candeias; é Maria quem porta a luz que é Cristo Jesus, que apresenta o seu filho no templo, e hoje também nos apresenta. É Maria quem leva Jesus nos braços, mas também O apresenta a cada um de nós.

Ele veio para tirar a escuridão que existe no nosso coração, Ele veio para nos tirar do mau caminho e para nos fazer compreender qual é o caminho que devemos seguir.

Também neste encontro, temos como destaque aquela que apresenta o seu filho; é pronunciada uma profecia sobre Maria dizendo que ela sofrerá muito também, uma espada de dor transpassará a sua alma.

Seguir Jesus e colocar-se no caminho da luz é também reconhecer as coisas que precisamos abandonar neste mundo. Precisamos renunciar a muitas coisas, deixar muitas e não caminhar mais nas trevas. Temos uma luz que nos ilumina, é Jesus.

Então, que, neste dia em que Cristo é apresentado no templo, que nós reconhecemos que Ele é a luz do mundo, que possamos acolhê-Lo no nosso coração e assim caminhar na luz, caminhar nesse caminho seguro que nos conduz para o céu.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.