20 Dec 2023

(Português do Brasil) A fé levará você à verdade que vem de Deus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo então disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus’.” (Lucas 1,28-31)

O Evangelho de hoje apresenta-nos o anúncio do arcanjo Gabriel a Maria. Podemos notar, aqui, uma certa semelhança da reação de Maria com a reação de Zacarias, no Evangelho de ontem. Contudo, mesmo com essa certa semelhança, Maria, diferentemente de Zacarias, não reagiu com descrença, e sim com fé, uma fé ativa.

Por Maria não estar fechada nos seus raciocínios, em sua própria razão, e sim aberta ao novo de Deus em sua vida, ali, Ela interroga o anjo fazendo-lhe essas perguntas sérias e concretas. Isso não foi um sinal de falta de fé, pelo contrário, Maria lhe demonstrou todo o seu interesse em conhecer os planos de Deus, em descobrir qual era a vontade de Deus para Ela.

Maria, com os seus questionamentos, ensina-nos que a experiência da fé não é sustentada apenas com respostas já prontas, aprendidas de cor, mas a fé nos leva a um conhecimento da vontade de Deus. A fé não anula a nossa razão, e sim a eleva a um patamar mais alto.

Será por meio da fé que também poderemos confiar em Deus e, assim, responder como Maria

Aquele que tem fé, também tem a sua razão elevada. O anjo respondeu a ela: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Aquele que nascer será chamado Santo, o Filho de Deus”.

A experiência da fé não nos fecha em conceitos pré-estabelecidos, fundamentalistas. Precisamos recuperar essa dinâmica do diálogo autêntico por meio da oração. Através da oração — que é esse diálogo, essa conversa com Deus —, conhecemos os Seus caminhos, conhecemos a vontade de Deus, o Seu plano de amor para nós. Não só conhecemos como recebemos também graças para aceitar e acolher a Sua vontade, porque nem sempre o que queremos e desejamos corresponde com a vontade de Deus.

Deus nem sempre nos diz o que gostaríamos de ouvir, mas Ele sempre nos diz a verdade, e a oração nos abre à verdade que vem de Deus.

A verdade de Deus que, quase sempre é exigente, provoca-nos esse compromisso com a vontade de Deus, e será por meio da fé que também poderemos confiar em Deus e, assim, responder como Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra!”.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.