29 Jun 2019

Voltemo-nos para o Imaculado Coração de Maria 

Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2,51).

Celebramos, hoje, o Imaculado Coração de Maria, coração puro e santo, coração todo de Deus e voltado para o Senhor. Hoje, quando nos voltamos para o coração de Maria, queremos aprender algumas lições importantes que esse coração nos dá. “Onde está o seu tesouro, aí estará o seu coração” (Mateus 6,21).

O tesouro do coração de Maria era Deus, e era em Deus que estava sempre o seu coração. Ela não teve outros tesouros, outros amores, ela não teve outros valores mais importantes do que aquilo que é a sagrada presença de Deus e o sagrado amor d’Ele.

Toda amada por Deus, Maria respondeu com seu próprio coração sem deixar de amar a Deus um dia sequer da sua vida. O coração dela é o coração que contempla, medita e penetra a penumbra do silêncio para permanecer na presença de Deus.

O coração que descobre o valor do silêncio sagrado, ali ele se refugia, porque é ali que o coração se purifica, renova-se e liberta-se dos barulhos excitantes deste mundo.

O coração de Maria é imaculado e não se maculou com os barulhos e confusões deste mundo, por isso, a vigilância e a constância de Maria, para permanecer na presença de Deus e não se macular.

Buscamos o arrependimento, a confissão, a sinceridade de alma e a conversão verdadeira. O que não conseguimos é permanecer numa vida imaculada, porque, facilmente, nos deixamos macular por esse mundo, sobretudo, porque tem muita coisa que causa barulhos e confusões dentro de nós.

O coração de Maria é imaculado e não se maculou com os barulhos e confusões deste mundo

O coração que quer viver a sensatez, a conversão, a santidade é um coração que precisa se refugiar no silêncio de Deus. O silêncio é necessário para acalmar essa agitação que há dentro de nós, a agitação que nos deixa ser pessoas agressivas, duras e cruéis. As agitações que alteram o nosso humor, altera a nossa forma de lidar uns com os outros.

Refugie-se no silêncio sagrado onde Maria permanecia meditando e guardando todas as coisas. Maria é a mulher da meditação.

Fazemos as coisas, muitas vezes, sem meditar, sem refletir e sem nos deixar levar pela sabedoria evangélica que nos dá o discernimento do que é correto e o que não é. É o discernimento que nos leva a silenciar quando é necessário, a falar quando é necessário e buscar quando é necessário buscar. Só quem medita e busca o discernimento em Deus toma os caminhos da sabedoria nessa vida.

Que o Imaculado Coração de Maria nos ajude a purificar o nosso coração para permanecermos sempre na presença do Senhor.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.