05 Jul 2022

Você é chamado a trabalhar na messe do Senhor

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” (Mateus 9,37-38).

Meu irmão e minha irmã, quando olhamos para o mundo, vemos tanta gente carente; carente de uma companhia, carente de uma palavra. Vemos tantas pessoas e tantos irmãos, dentro da nossa casa, que estão perdidos como ovelhas que não têm pastor.

O Senhor estava ali com uma multidão ao Seu redor, muitas situações eram apresentadas a Jesus: pessoas endemoniadas, pessoas cegas, pessoas paralíticas eram apresentadas a Ele. E Jesus, como que não conseguia ali dar conta de tantas pessoas, de tantas situações que eram apresentadas a Ele. É por isso que Deus, na Sua bondade e misericórdia, quis contar com os discípulos e, ao contar com eles, deu poder também a eles.

Hoje, no entanto, o Senhor também verifica que eles estão realizando sim o trabalho, mas há uma necessidade de mais operários para a messe, por isso a oração que Ele pediu que se fizesse e pede também a nós.

“A messe é grande, mas os operários são poucos”. Vamos pedir, hoje, que Nosso Senhor chame operários para a Sua messe, que o Senhor chame homens e mulheres para a vida consagrada, para o sacerdócio (no caso dos homens), para a vida consagrada (as mulheres), mas também que o Senhor chame você, leigo e leiga, para o serviço do Reino.

Há uma necessidade de mais operários para a messe

Todos nós somos chamados a trabalhar na grande messe, e cada um dá a sua contribuição. Os sacerdotes, as religiosas, os diáconos — permanentes ou transitórios (que se tornarão sacerdotes) —, mas cada um dá a sua contribuição.

Mas você leigo também é chamado a dar a sua contribuição; a acolhida, o serviço pastoral, a pregação da Palavra, algum serviço aí na paróquia. O que é possível fazer? A messe é grande.

Não vamos deixar, meus irmãos, apenas para alguns realizar o serviço, não vamos terceirizar a evangelização. “Deixa que o padre faz”, “Deixa que a religiosa faz”. Não! Assuma também: “Eu faço parte da grande Igreja”, “Eu faço parte e sou também apóstolo do Senhor”. Coloque-se a serviço, não terceirize o serviço, mas faça a sua parte.

Evangelize também, estenda os seus braços, abra o seu coração, abra os seus ouvidos para tantas ovelhas perdidas, para tantos homens e mulheres que estão aí endemoniados, que precisam de uma palavra de libertação, que precisam da tua presença.

Que o Senhor use de você, que o Senhor use de mim, que o Senhor use de todos nós, dos membros consagrados, mas de você através do seu sacerdócio neste mundo (sacerdócio comum), que você seja sinal da presença de Nosso Senhor.

Que os demônios possam ir embora, que as doenças possam ir embora, porque chegou um filho de Deus, uma filha de Deus!

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.