“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’” (Mateus 5,20-21).
Veja, meus irmãos e minhas irmãs, o cristão precisa ter um plus, uma palavrinha moderna que significa “um algo a mais”. O cristão precisa ter o algo a mais!
Aqui, não é questão de superioridade, para nos acharmos melhor do que os outros. Absolutamente não! Mas fala de uma nobreza de alma, algo a mais para falar dessa nobreza da vocação que nós recebemos.
Somos chamados a imitar o Cristo, a ser um outro Cristo no mundo, por isso essa grandeza de alma que chamamos de longanimidade precisa existir na vida do cristão. O cristão precisa ser grande, o cristão precisa ter o coração enorme para que os irmãos possam entrar, possam fazer parte da vida dessa pessoa.
Nosso Mestre e Senhor, na verdade, esticou-se na cruz para que pudéssemos entrar no Seu coração. Nosso Mestre e Senhor deixou-se ferir no Seu coração por amor a cada um de nós, para mostrar à humanidade um amor nunca visto antes.
Jesus fez o seu “algo a mais”, Ele deu o seu plus. E nós como cristãos somos chamados a imitá-Lo, e precisamos colocar esse algo a mais no mundo e na vida das pessoas.
Somos chamados a imitar o Cristo, a ser um outro Cristo no mundo
Já imaginou se você começasse a reagir da mesma forma que todos reagem, que os pagãos reagem, que as pessoas que nunca ouviram falar do nome de Deus reagem? E o pior é que, muitas vezes, pessoas que nunca ouviram falar do nome de Deus reagem muito melhor do que nós, têm atitudes muito mais nobres do que nós. Porque, é claro, no coração de cada ser humano está presente a semente divina, a semente de Deus.
Agora, eu e você, que recebemos a graça de sermos discípulos de Jesus e imitá-Lo, precisamos dar esse algo a mais.
Existe um mínimo que é imposto para todos, mas existe o plus do amor, que é superar a expectativa do outro, ir além daquilo que o outro merece ou daquilo que o outro espera. Existe uma diferença entre quem faz algo só por obrigação e quem faz esse algo por amor.
Você percebe quando uma mãe cuida do filho só por obrigação ou quando a mãe cuida do filho por amor, por vocação. Essa é a beleza desse plus, desse algo a mais.
Na minha experiência de vida, encontrei inúmeras pessoas que deram esse plus: médicos, professores, padres, pessoas da sociedade que dão a vida no seu trabalho; que deram esse plus do cristianismo, esse algo a mais da vida de Cristo que precisa ser espelhada em cada um de nós.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!