20 Jun 2024

Viver como verdadeiros filhos de Deus e não como pagãos

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras” ( Mt 6,7-15). 

Meus irmãos e minhas irmãs, a nossa atitude precisa ser diferente dos pagãos. O nosso jeito de nos relacionarmos com Deus precisa ser diferente daqueles que não O conhecem, que não fazem uma experiência com Ele e não conhecem a verdade profunda sobre o Senhor. Por quê? Porque Jesus nos ensina a dirigir ao Pai nossos pedidos, e que o façamos sempre com humildade. Aqui está o segredo para alcançar o coração de Deus, a humildade.

E é ou não é verdade que, no mundo em que nós estamos vivendo, falta humildade? Não é verdade que as pessoas querem passar por cima das outras para conquistar algo de forma ilícita e grotesca?

Jesus está nos ensinando para que não sejamos como os pagãos, que dão um jeitinho para conseguir as coisas. Alguns até mesmo tiram a vida de alguém se for preciso por maldade. Mas Jesus está nos falando: “Seja humilde”. Porque, se for humilde, entenderei o meu lugar onde quer que esteja. E se almejar o lugar que o outro está, farei da forma correta para conquistá-lo.

Trazendo para o cotidiano da vida, estudarei, serei esforçado, trabalharei , mas não trapacearei, não farei de forma diferente daquilo que Deus me pede, porque Jesus está nos falando: “Quando orardes, não useis muitas palavras como fazem os pagãos”. Ou seja, está dizendo: “Não seja como ele nas atitudes erradas, mas sejam homens humildes e dependentes de Deus todos os dias. Por isso pedimos o pão nosso de cada dia”. Por isso a humildade nos leva a depender somente do Senhor.

Uma atitude diferente dos pagãos

Isso Cristo nos mostrou de forma grandiosa. Ele que foi humilde e dependeu sempre do Pai. E pensar que Jesus era homem, mas era Deus também. Então, vamos dizer que Ele não precisava de nada, mas sujeitou-se, tornou-se humilde. Para quê? Para tudo pedir ao Pai. Por isso nos ensinou o Pai-Nosso, para nos dirigirmos ao Pai e rezar da forma correta.

É esse amor e essa certeza de Sua misericórdia que nos fazem viver com liberdade. Quem não é humilde e não depende totalmente de Deus não é livre; é uma pessoa escrava diante de tudo aquilo que o mundo oferece. As regalias, as facilidades, apenas porque não buscam a humildade, não dependem de Deus, por isso se tornam escravos.

Jesus quer nos dar liberdade para chegar ao nosso coração, e isso passa justamente pela sua liberdade, pois somos frágeis e volúveis diante das realidades do mundo. Resta-nos nos entregarmos com confiança nas mãos d’Aquele que nos ensinou a chamar Deus de Pai, Nosso Senhor, e aprendermos com Ele a sermos homens humildes e perseverantes na vontade de Deus. Não sejamos como os pagãos, mas nos portemos como filhos de Deus. “Pai nosso que estais nos céus…”

Que Deus nos abençoe e que Ele nos dê forças para continuarmos na Sua vontade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.