11 Jun 2022

Viva concretamente o Reino dos Céus

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo” (Mateus 10,7).

É uma Palavra muito forte para cada um de nós. Na verdade, esse é o miolo, o centro de todo o anúncio. O Reino de Deus está próximo porque Cristo é o Reino de Deus, Cristo é o Reino de Deus encarnado e presente no meio de nós. Por isso, o Reino não está no além, não está no depois, no pós a essa vida, mas o Reino de Deus está aqui e agora, está na sua vida, é já, porque Ele é Cristo.

Todas as vezes que aderimos a Cristo, todas as vezes que nos abrimos a Cristo, o Reino de Deus acontece na nossa vida, está presente na nossa vida.

Sabemos que uma das piores coisas na nossa realidade humana é nos sentirmos sozinhos. Você pode comprovar isso. Como é cruel, como é terrível você se sentir sozinho, sobretudo no momento de tribulação, no momento de enfermidade, quando você passa por uma dificuldade na vida. Como é bom a presença de alguém que amamos ao nosso lado!

Então, a centralidade do anúncio do Reino de Deus é levar as pessoas a reconhecer a presença de Jesus. Porque a Palavra diz: “O Reino dos Céus está próximo”, porque o Reino dos Céus é Cristo e Cristo está perto de nós, por isso, ninguém pode se dizer sozinho neste mundo, pois Cristo se fez presente na vida de cada um de nós.

O Reino dos Céus é Cristo e Ele está perto de nós, por isso, ninguém pode se dizer sozinho neste mundo

O Reino de Cristo precisa ser encarnado em cada um de nós, não podemos anunciar o Reino dos Céus só a partir dos palcos, não podemos anunciar o Reino só a partir do ambão, das redes sociais. Isso é muito fácil! O Reino dos Céus precisa descer e encontrar os nossos irmãos.

Papa Francisco insiste tanto nessa realidade: “O pastor com o cheiro das ovelhas”, ou seja, fazer-nos próximo das pessoas, tocar a carne de Cristo que padece e sofre nas pessoas; falar com elas, estar perto. É uma chamada de atenção para nós cristãos do nosso comprometimento concreto e real.

Porque é uma grande tentação nos tempos de hoje, com toda a tecnologia, ficarmos somente presos às redes sociais. Desejo que você que acompanha essa homilia diária, quando você terminar de ouvi-la, o Espírito Santo inspire no seu coração gestos concretos de amor e você possa fazer com que o Reino de Deus, que está perto, esteja perto das pessoas que estão mais perto de você, na sua família, seus vizinhos, as pessoas da sua comunidade. Concretamente, viva o Reino de Deus porque o Reino de Deus é Cristo.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.