12 Feb 2023

Viva com profundidade os mandamentos da Lei de Deus

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5,17-19).

Jesus mostra para os Seus discípulos e para cada um de nós que não basta cumprir somente preceitos religiosos para ser salvo. As leis de Deus e os mandamentos não podem ser reduzidos a meros códigos de normas restritas e desconectados da realidade. É preciso ir além para não ser considerado o menor no Reino dos Céus.

Aquele que vive somente no cumprimento de regras e de um código é o menor no Reino dos Céus. Para Jesus não basta viver dessa forma! É preciso também ensinar aos outros esse procedimento que ultrapassa o código, que ultrapassa o simplesmente “fazer pelo fazer”.

Vivamos com profundidade os mandamentos da lei de Deus, são eles que nos ajudarão a caminhar para o Céu

Porque, meus irmãos, não adianta de nada você viver um cumprimento de regras, viver vários ritos de religiosidade, de expressão de religião, se por dentro você mantém um coração endurecido, um coração duro; se você não consegue ajudar o seu próximo, ajudar o seu irmão, se você não perdoa as ofensas dos seus irmãos.

Jesus nos ensinou a ir além, nos ensinou a viver verdadeiramente o amor. E Jesus retoma os mandamentos para nos mostrar que eles são profundos e não podem ser interpretados e vividos na superficialidade.

Tem gente que vive os mandamentos de forma superficial, mas o Senhor nos ensina que eles são sim profundos, tanto que Ele nos diz que nenhuma vírgula será mudada. Com isso, Ele escancara a prática legalista dos fariseus, dos Mestres da Lei , dos doutores, e apresenta uma nova forma de vivermos, uma nova proposta. Não é um novo mandamento, mas é o verdadeiro cumprimento do que já existe e que, até então, era vivido como uma fachada.

Por isso, meus irmãos, vivamos com profundidade os mandamentos da lei de Deus, são eles que nos ajudarão a caminhar para o Céu. O Senhor veio para nos ensinar a profundidade da Sua Lei e da Sua Palavra.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.