07 Aug 2022

Viva a vontade de Deus em sua vida

“Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lucas 12,47-48).

Hoje, domingo, dia do Senhor, Nosso Senhor, como no Evangelho de domingo passado, convida-nos ao desapego, convida-nos a termos o nosso apego unicamente a Ele.

No início do Evangelho, Jesus já dizia: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai vos dar o Reino”. Então, Jesus conta a respeito da necessidade de buscá-Lo em primeiro lugar e de não estar preocupado tanto com as coisas do mundo; mas, ao mesmo tempo, é preciso estar vigilante.

E para falar dessa vigilância, Nosso Senhor contou esta parábola do empregado em que foi a ele confiado os bens, foi a ele confiado o cuidado dali; e, quando o patrão voltasse, ele precisaria ver aquele empregado realizando bem o seu trabalho. Então, Jesus continuou a contar essa parábola: feliz daquele empregado que, quando o patrão voltar, o encontrar realizando aquilo que ele precisava estar realizando. E infeliz daquele que recebeu a incumbência, recebeu um encargo, infeliz daquele que, infelizmente, não viveu a ordem do patrão, que não vigiou.

Se vivermos na vontade de Deus, teremos como prêmio a vida eterna

Meus irmãos, recebemos também um encargo, recebemos também um privilégio, recebemos também uma responsabilidade, que é a nossa vida. A sua vida, você precisa ser responsável por ela! Você já deu o passo, já assumiu uma vocação: a sua família. Seja fiel, cuide da sua família. Quando o Senhor voltar, que Ele te encontre realizando bem o seu trabalho: cuidando da sua família. Que o Senhor, ao voltar, que Ele me encontre vivendo aquilo que eu devo viver no meu sacerdócio. Que Ele te encontre vivendo aquilo que você deve viver.

O que nós devemos viver? Viver a santidade. Por isso, nós precisamos sempre estar atentos ao mal que devemos evitar e ao bem que nós devemos realizar. É uma regra de ouro — vamos dizer assim — para nós vivermos na vontade de Deus. E são várias as situações, é claro, que vão estar diante de nós, mas nós podemos escolher o bem ou o mal.

Nosso Senhor está voltando. O que eu devo fazer? Parece que a resposta é sempre óbvia, não é? E é óbvia: eu preciso fazer o bem! Por que não faz, então? Faça o bem sempre, não deixe para amanhã!

Pode ser que o Nosso Senhor nos chame, hoje, para prestarmos contas. Se nós não estivermos vigilantes, se nós não estivermos na vontade de Deus, infelizmente, teremos como prêmio o castigo. Se nós vivermos na vontade de Deus, teremos como prêmio a vida eterna.

Você quer o prêmio? Eu quero o prêmio! Queremos o prêmio? Queremos! Sejamos vigilantes, estejamos sempre na vontade de Deus!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.