11 Oct 2024

Visão do mundo sobrenatural

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja a louvado!

“Se é pelo dedo de Deus, que eu expulso os demônios, então chegou para a voz, o reino de Deus” (Lucas 11,20)

Amados irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos fala da luta entre Jesus e o demônio, uma batalha que cada um de nós também enfrenta em seu íntimo.

Existência do mundo espiritual

Sabemos que, uma vez libertos do pecado e do demônio pela graça de Deus, pela força do Batismo e pela reconciliação, ao longo de nossa vida, o Senhor nos garante Sua vitória sobre o mal. O demônio já é um derrotado, ciente de que seu tempo está se esgotando. Por isso ele tenta nos desviar da vontade de Deus, tentando cada um de nós, que somos imagem e semelhança divina. Nosso testemunho, meus irmãos e irmãs, deve ser como uma luz que ilumina as trevas, um testemunho autêntico de quem vive a vontade de Deus.

O demônio detesta isso, e fará de tudo para destruir quem o pratica. Mas Jesus nos diz: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então para vós chegou o reino de Deus.” Devemos ter consciência de que Deus está conosco, Ele não abandonou seu povo. Jesus veio a esta terra, encarnando-se no seio da Virgem Maria, para derrotar o mal.

No entanto, como o Catecismo da Igreja Católica nos ensina, mesmo após o batismo, que nos regenera e liberta do pecado original, permanece em nós o resquício desse pecado, chamado de concupiscência da carne. A concupiscência da carne é a inclinação para o mal. Por isso, a luta que mencionei no início é uma batalha interior que travamos todos os dias para não desagradar o coração de Deus.

Devemos ter a certeza de que o demônio existe, assim como o inferno, e que estamos travando uma grande batalha, mas que já foi vencida por nosso Senhor Jesus Cristo. Quando se fala em inferno e demônio, as pessoas tendem a se afastar, pois essa é a artimanha do demônio: fazer com que não acreditemos em sua existência. E se não acreditamos em sua existência, também não acreditaremos na existência do pecado. Por isso Jesus insiste conosco hoje: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso o demônio, então chegou para vós o reino de Deus”.

Amados irmãos, não podemos fechar os olhos para a existência do mundo espiritual, do mundo sobrenatural, como o próprio Paulo nos garante em sua carta: “Não lutamos contra homens de carne e osso, mas contra os espíritos malignos que estão nos lugares celestiais”.

Que o Senhor nos ajude a não ter a consciência obscurecida pelas armadilhas do demônio. Mas tenhamos a certeza de que Jesus já venceu todo o mal na cruz e por sua ressurreição.

Que possamos, meus irmãos, fazer a vontade de Deus, estar dentro da vontade d’Ele e continuar acreditando. Ele é o vencedor, e a Ele entregamos nossa vida.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde de todo o mal.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.