22 Oct 2024

Vigilância Espiritual

 

“Sede como homens que estão esperando seu Senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrir imediatamente a porta, logo que ele chegar a bater” (Lucas12,36).

Irmãos e irmãs, o Evangelho nos fala sobre o tema da vigilância, e nós temos percebido, nesses dias, o quanto Jesus tem se preocupado em tirar a nossa atenção das coisas deste mundo. Agora, o Senhor está nos falando que é preciso vigilância, pois Ele está próximo de voltar.

Torpor Espiritual

A Canção Nova foi criada por Deus, inspirada no coração de monsenhor Jonas Abib, para preparar um povo bem-disposto para a Sua segunda vinda. Padre Jonas compreendeu, verdadeiramente, esse tema da vigilância que o Evangelho hoje nos propõe.

É um ensino frequente, meus irmãos, que Jesus faz a cada um de nós, de não perdermos de vista o que Ele ensina aos Seus discípulos, que somos nós, a vigiar e a orar para não cairmos na tentação. Por isso Jesus usa as parábolas para mostrar uma festa de casamento onde um noivo está chegando e vai bater à porta, mas nós precisamos estar atentos. E Jesus faz lembrar as parábolas das 10 virgens prudentes e imprudentes, e também o sono de Pedro, Tiago e João no Jardim das Oliveiras, que não foram capazes de vigiar com Jesus; e as virgens prudentes achando que o noivo demoraria, não tinham óleo suficiente e ficaram para trás.

Meus irmãos, existem alguns símbolos importantes também: cintos apertados, lâmpadas acesas, que indicam prontidão e permanência aos mandamentos do Senhor. Jesus aponta para uma vigilância espiritual, uma atitude importante para o cristão, vigilância espiritual.

Nós somos homens carnais, mas também somos homens espirituais, e o próprio Paulo nos diz que a nossa luta não é contra aquilo que nos rodeia neste mundo, as coisas visíveis, mas aquilo que é invisível, os tronos, os poderes, as potestades, os inimigos de Deus que são aqueles que foram derrotados por São Miguel Arcanjo, aqueles que foram precipitados ao inferno, os anjos decaídos, é contra eles que Jesus está nos alertando.

E por isso o torpor espiritual faz perder o sentido da vida atual, mas também da vida futura, que é a vida eterna. Estejamos vigilantes, orantes, para permanecermos na vontade de Deus e não cairmos na tentação, porque o Noivo está próximo a chegar, e que, quando Ele chegar, possa nos encontrar em prontidão e em permanência na vontade de Deus.

Que Deus os abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.